USO DO DESIGN THINKING NA EXTENSÃO CURRICULAR: ESTUDO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO AO TERCEIRO SETOR EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/DESIGNTHINKINGPalavras-chave:
Extensão, Gestão Empresarial, Design Thinking, Terceiro SetorResumo
O artigo apresenta a aplicação da metodologia Design Thinking (DT) em uma atividade curricular de extensão do curso de Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco. O estudo possui abordagem qualitativa de análise, utilizando observação, revisão de documentos e entrevistas como fontes de dados. A análise de conteúdo e documentos foi a principal técnica para a obtenção dos resultados. O estudo ocorreu no primeiro semestre de 2024, acompanhando estudantes e docentes no atendimento a uma Organização do Terceiro Setor de Pato Branco - PR, que acolhe homens dependentes químicos e/ou em situação de rua. A análise dos resultados mostra que a partir da aplicação do DT os estudantes realizaram um estudo aprofundado, discussão e tomada de decisão utilizando diferentes ferramentas gerenciais para coleta, organização de dados, diagnóstico, criação de ideias, testes e sugestões para a organização, que serviram de insumo para que a organização consiga planejar novas ações estratégicas e aprimorar suas rotinas de gestão. Foi possível identificar que o DT rompe com o modelo tradicional de ensino, colocando o estudante como protagonista da atividade. Promoveu o engajamento estudantil, a retomada dos conteúdos apreendidos e a busca por outros que viabilizassem o atendimento à OS. Estimulou momentos de reflexão sobre a realidade estudada, debates construtivos sobre o papel dos participantes e o trabalho criativo em equipe. E, para os docentes, o DT gerencia melhor a convergência entre ensino e extensão na formação do estudante.
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