IMPACTO DA PESQUISA-AÇÃO E DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/IMPACTPalavras-chave:
Geografia, Experiência Acadêmica, Intervenção PráticaResumo
Este artigo relata as atividades de extensão dos acadêmicos de Geografia da UENP com pesquisa-ação e a importância da extensão universitária. Explora o impacto dessas práticas na formação dos estudantes e inclui relatos de experiências em atividades de extensão. Os resultados mostram uma compreensão ampliada do papel da Geografia na transformação social, fortalecendo o vínculo entre universidade e comunidade, e destacam como a integração entre pesquisa-ação e extensão contribui para uma formação acadêmica sólida e para o desenvolvimento local e social.
Referências
BRASIL (2018). Resolução no 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia. Acesso em: 20 nov. 2023.
PADOAN, Fátima Aparecida da Cruz; BOBERG, Fúlvio. Convênio de Cooperação Técnica. Disponível em: https://uenp.edu.br/doc-proaf/acordos/acordo-de-cooperacao-tecnica/acordo-de-cooperacao-tecnica-2019/23284-proaf-acordo-de-cooperacao-camara-municipal-de-jacarezinho-2019/file. Acesso em: 20 nov. 2023.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. Cortez editora. 2022.
UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Resolução n° 003/2022 CEPE/UENP. 2022. Disponível em: https://uenp.edu.br/doc-proec/proec-documentos-gerais/21390-resolucao-003-2022-cepe-regulamento-institucional-de-atividade-curricular-de-extensao/file#:~:text=Fica%20regulamentada%2C%20por%20este%20anexo,Curricular%20de%20Extens%C3%A3o%20(AEX). Acesso em: 21 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.