ESTRATÉGIA DE DESBUROCRATIZAÇÃO ADMINISTRATIVA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CONCESSÃO DE LICENÇAS PARA A PRODUÇÃO DE EVENTOS EM ARAPIRACA-AL
DOI:
https://doi.org/10.20873/PRODARAPIRResumo
Este artigo objetiva analisar a Comissão de Análise de Eventos – CAE como estratégia de desburocratização administrativa no município de Arapiraca-AL. Trata-se de um estudo documental e empírico que busca demonstrar a evolução que ocorreu na concessão da licença. O processo metodológico contou com estrutura organizacional desenvolvida em três etapas. A primeira consistiu em uma revisão de literatura sobre a teoria da administração pública e de modelos de gestão de processos, a segunda de uma análise documental e a terceira da através analise empírica. A CAE foi criada com o intuito de agilizar a concessão do alvará. Sua implantação se mostrou necessária, porém, os resultados demonstraram que a atual condução dos procedimentos apresenta limitações.
Referências
ARAPIRACA. (2019, setembro). Decreto nº 2597 - Dispõe sobre o alvará de eventos realizados no Município de Arapiraca, cria a Comissão de Análise de Eventos - CAE, e dá outras providências.
BARBOSA, Thomaz. Introdução à administração pública no Brasil. Editora Senac São Paulo, 2025.
BRASIL, (2013). Procuradoria Geral da República. Secretaria Jurídica e de Documentação. Manual de gestão por processos / Secretaria Jurídica e de Documentação / Escritório de Processos Organizacionais do MPF. - Brasília: MPF/PGR.
BRESSER PEREIRA, L. C. (2017). Reforma gerencial e legitimação do estado social. Rev. Adm. Pública vol.51 no.1 Rio de Janeiro. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612166376
BRODBECK, A. F.; HOPPEN, N.; BOBSIN, D. (2016). Uma Metodologia para Implementação da Gestão por Processos em Organizações Públicas. Uma Metodologia para Implementação da Gestão por Processos em Organizações Públicas Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, vol. 9, núm. 4. DOI: 10.5902/19834659 15250
CARVALHO, Elaine Alves Ferreira; PEREIRA, Mariza Almeida Rosa. O GERENCIALISMO NO ESTADO DE GOIÁS E O CONTROLE DAS SUBJETIVIDADES DOCENTES POR MEIO DE PROGRAMAS EDUCACIONAI. Revista Panorâmica online, v. 45, n. 1, 2025.
CAVALCANTE, P. (2017). Gestão pública contemporânea: Do movimento gerencialista ao pós-NPM, Texto para Discussão, No. 2319, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília. https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2319.pdf
FALCÃO JR, M. A. G.; SANTOS, R. N. M. (2016). A gestão de processos na análise das atividades de seleções públicas simplificadas: estudo de caso em uma prefeitura. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, vol. 6, núm. 2. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3504/350454046002.pdf
FERREIRA, A. R. (2013) Gestão de processos; módulo 3. – Brasília: ENAP / DDG. Apostila do Programa de desenvolvimento de Gerentes Operacionais – DGO. Revisão e adaptação – Coordenação-Geral de Projetos de Capacitação/ DDG / ENAP. http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2332
GRIN, E. J. (2015). Programa nacional de gestão pública e desburocratização: os nexos com a trajetória das políticas prévias e com a administração pública gerencia. E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 15, n. 39. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2015v15n39p66
MENEZES, D. C.; LIMA, M. J.; GOMES JR, V. P. (2015, maio) Aumentando a eficiência e reduzindo a burocracia por meio da automatização de processos. VIII congresso de gestão pública. Disponível em: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2015-06/aumentando-a-eficiencia-e-reduzindo-a-burocracia-por-meio-da-automatizaCAo-de-processo.pdf
SANTOS, C. H. S. et al. (2017) gestão de processo: a proposição de um modelo de análise. CONTEXTUS. Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Vol 15 –Nº 1. DOI: https://doi.org/10.19094/contextus.v15i1.926
SCHIAVO-CAMPO, S.; MCFERSON, H M. (2014) Public management in global perspective. Armonk: M. E. Sharpe.
SORDI, J. O. (2017) Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. São Paulo, Saraiva
SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. (2017) Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p21a44
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.