CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DA UNITINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/EXTECNOPalavras-chave:
Curricularização da extensão, Tecnologia em gestão pública, Projeto IntegradorResumo
A curricularização da extensão em curso de graduação, é uma questão a qual nos ocupamos e refletimos em nossa prática pedagógica e acadêmica de pesquisa nos últimos anos. Este trabalho é um relato de experiência acerca da curricularização da extensão e do desenvolvimento de ações extensionistas, por meio de projetos integradores, no curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em 4 polos do Projeto To Graduado, nos municípios de Araguaçu/TO, Colmeia/TO, Miranorte/TO e Natividade/TO. A linha de extensão é a gestão pública, uma vez que foco das ações extencionaistas relaciona-se a formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam nos sistemas públicos.
Referências
BERNARDES, Vanessa Araújo; PEIXOTO, Edson Maciel. Guia de orientações: projeto integrador no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Ifes [recurso eletrônico] 1. ed. Vitória: Ifes, 2020.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 15 jun. 2024.
BRASIL. Lei n° 10.172 , de 9 de janeiro de 2001. Aprova o plano nacional de educação e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf, Acesso em 15 jun. 2024.
BRASIL. Parecer CNE/CES n. 436, 2 de abril de 2001. Cursos Superiores de
Tecnologia – Formação de Tecnólogos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0436.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, Acesso em 15 jun. 2024.
CNE. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em 15 jun. 2024.
COELHO, Marcos Irondes. Projeto integrador (livro eletrônico). Palmas, TO: Unitins, 2023.
FORPROEX. Fórum de pró-reitores das instituições públicas de educação superior brasileiras. Política nacional de extensão universitária. Manaus. 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.
HARDINGHAM, Alison. Trabalho em equipe. Tradução Pedro Marcelo Sá de Oliveira e Giorgio Cappelli. São Paulo: Nobel, 2000.
MARIN, Andrea Cristina; et al. O currículo para os cursos superiores tecnológicos: inovações em competências formativas. In: Revista Humanidades e Inovação, v.5, n. 9, p. 91-107, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/964. Acesso em: 10 mar. 2024.
NASSIF, V. M. J.; GHOBRIL, A. N.; BIDO, D. de S. É possível integrar a teoria à prática no contexto de sala de aula? Uma resposta através do método seminário revisado através da pesquisa-ação em um curso de Administração. In: Revista de Ciências da Administração. v. 9, n. 18, p. 11-34, mai./ago. 2007. Disponível em: file:///C:/Users/Suporte/Downloads/DialnetEPossivelIntegrarATeoriaAPraticaNoContextoDeSala118De-4006107.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
ROCHA, Damião; COELHO, Marcos Irondes. Currículos e curricularização da formação docente contemporânea nos mestrados em educação da UFPA, UEPA, UFT na/da Amazônia brasileira. In: Revista Exitus, v. 11, n. 1, p. 1-23, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1552. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1552. Acesso em: 30 jun. 2024.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atualizada. São
Paulo: Cortez, 2007.
TORRES, P. L.; ALCÂNTARA, P. R.; IRALA, E. A. F. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. In: Revista Diálogo Educacional, v. 4, n.13, p.129-145, set./dez. 2004. Disponível em: https://periodicos. pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/7052/6932 Acesso em: 10 mar. 2024.
UNITINS. Projeto pedagógico do curso superior de tecnologia em gestão pública. Universidade Estadual do Tocantins. Palmas, 2019. Disponível em: https://www.unitins.br/nPortal/to-graduado. Acesso em: 15 jun. 2024.
UNITINS. Conselho Universitário. Instrução Normativa n. 001, de 24 de fevereiro
de 2023. Regulamenta as ações de extensão como componente curricular
obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Tocantins.
Disponível em: https://www.unitins.br/cms/Midia/Arquivos/638325492782061313.pdf. Acesso em: 7 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.