CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DA UNITINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/EXTECNO

Palavras-chave:

Curricularização da extensão, Tecnologia em gestão pública, Projeto Integrador

Resumo

A curricularização da extensão em curso de graduação, é uma questão a qual nos ocupamos e refletimos em nossa prática pedagógica e acadêmica de pesquisa nos últimos anos. Este trabalho é um relato de experiência acerca da curricularização da extensão e do desenvolvimento de ações extensionistas, por meio de projetos integradores, no curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em 4 polos do Projeto To Graduado, nos municípios de Araguaçu/TO, Colmeia/TO, Miranorte/TO e Natividade/TO. A linha de extensão é a gestão pública, uma vez que foco das ações extencionaistas relaciona-se a formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam nos sistemas públicos.

Biografia do Autor

Marcos Irondes Coelho, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS

Doutorando em Educação na Amazônia pela UFT (Rede EDUCANORTE). Mestrado em Educação pela UFT (2018). Graduação em Pedagogia pela UNITINS (2001). Especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagens pela Sociedade de Educação Continuada (2006) e Especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade EJA pelo IFTO (2009). Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Pesquisador da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Sócio da Associação Brasileira de Estudos em Transhomocultura (ABETH). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas (GEPCE/Minorias). Parecerista "ad hoc" das revistas Teias/UERJ, Espaço do Currículo/UFPB, Revista Prática Docente/IFMT, Revistas Tear/IFRS, Revista Cenas Educacionais/UNEB, Revista Docentes - SEDUC/CE, Revista Brasileira de Estudos da Homocultura - REBEH/UFMT, Revista Brasileira de Educação do Campo/UFT e publicações da EdUFT. É Professor da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado do Tocantins e Professor do Curso de Pedagogia da UFT. Tem experiência na área de educação, com ênfase em currículo da educação básica, formação de professores e diversidade.

Lílian Natália Ferreira de Lima, UNITINS

Doutora em Biologia de agentes infecciosos e parasitários pela UFPA, Professora Efetiva da UNITINS, líder do grupo de pesquisa Doenças Infecciosas e Negligenciadas DIN/UNITINS. Bolsista do Programa To Graduado da Unitins.

Referências

BERNARDES, Vanessa Araújo; PEIXOTO, Edson Maciel. Guia de orientações: projeto integrador no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Ifes [recurso eletrônico] 1. ed. Vitória: Ifes, 2020.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 15 jun. 2024.

BRASIL. Lei n° 10.172 , de 9 de janeiro de 2001. Aprova o plano nacional de educação e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf, Acesso em 15 jun. 2024.

BRASIL. Parecer CNE/CES n. 436, 2 de abril de 2001. Cursos Superiores de

Tecnologia – Formação de Tecnólogos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0436.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, Acesso em 15 jun. 2024.

CNE. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em 15 jun. 2024.

COELHO, Marcos Irondes. Projeto integrador (livro eletrônico). Palmas, TO: Unitins, 2023.

FORPROEX. Fórum de pró-reitores das instituições públicas de educação superior brasileiras. Política nacional de extensão universitária. Manaus. 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

HARDINGHAM, Alison. Trabalho em equipe. Tradução Pedro Marcelo Sá de Oliveira e Giorgio Cappelli. São Paulo: Nobel, 2000.

MARIN, Andrea Cristina; et al. O currículo para os cursos superiores tecnológicos: inovações em competências formativas. In: Revista Humanidades e Inovação, v.5, n. 9, p. 91-107, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/964. Acesso em: 10 mar. 2024.

NASSIF, V. M. J.; GHOBRIL, A. N.; BIDO, D. de S. É possível integrar a teoria à prática no contexto de sala de aula? Uma resposta através do método seminário revisado através da pesquisa-ação em um curso de Administração. In: Revista de Ciências da Administração. v. 9, n. 18, p. 11-34, mai./ago. 2007. Disponível em: file:///C:/Users/Suporte/Downloads/DialnetEPossivelIntegrarATeoriaAPraticaNoContextoDeSala118De-4006107.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.

ROCHA, Damião; COELHO, Marcos Irondes. Currículos e curricularização da formação docente contemporânea nos mestrados em educação da UFPA, UEPA, UFT na/da Amazônia brasileira. In: Revista Exitus, v. 11, n. 1, p. 1-23, 2021. DOI: 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1552. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1552. Acesso em: 30 jun. 2024.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atualizada. São

Paulo: Cortez, 2007.

TORRES, P. L.; ALCÂNTARA, P. R.; IRALA, E. A. F. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. In: Revista Diálogo Educacional, v. 4, n.13, p.129-145, set./dez. 2004. Disponível em: https://periodicos. pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/7052/6932 Acesso em: 10 mar. 2024.

UNITINS. Projeto pedagógico do curso superior de tecnologia em gestão pública. Universidade Estadual do Tocantins. Palmas, 2019. Disponível em: https://www.unitins.br/nPortal/to-graduado. Acesso em: 15 jun. 2024.

UNITINS. Conselho Universitário. Instrução Normativa n. 001, de 24 de fevereiro

de 2023. Regulamenta as ações de extensão como componente curricular

obrigatório nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Tocantins.

Disponível em: https://www.unitins.br/cms/Midia/Arquivos/638325492782061313.pdf. Acesso em: 7 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Coelho, M. I., & Ferreira de Lima, L. N. (2024). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA DA UNITINS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(2), 544–558. https://doi.org/10.20873/EXTECNO