"CRIANÇA SORRIDENTE” NAS REDES SOCIAIS: IMPACTOS E DESAFIOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Sarah dos Santos Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares
  • Ranam Moreira Reis Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0001-8001-5541
  • Luany Tavares Faquini Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares
  • Rodrigo Varella de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares https://orcid.org/0000-0002-2644-5820
  • Valéria de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares
  • Mabel Miluska Suca Salas Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares

DOI:

https://doi.org/10.20873/CRIANSOR

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde infantil, COVID-19

Resumo

O objetivo do estudo foi relatar a experiência discente e o impacto das ações extensionistas realizadas em um ambiente virtual durante a pandemia por COVID-19. Foram realizadas ações de educação em saúde através de comunicação científica por meio das redes sociais Instagram e YouTube. O público-alvo das atividades foram crianças e pais/responsáveis usuários dessas redes sociais. Postagens com temáticas em saúde foram previamente identificadas, discutidas e definidas para serem postadas em perfis criados para o desenvolvimento das atividades do projeto. De forma positiva, o projeto, promoveu nos extensionistas a busca, análise crítica e reflexão sobre os principais agravos a saúde das crianças e o entendimento que a atenção e o cuidado em saúde deve ser integral. A experiência despertou a capacidade de adaptação, inovação e criatividade, com muitas contribuições pessoais e profissionais.

Biografia do Autor

Sarah dos Santos Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares

Acadêmica do Curso de Odontologia, Instituto de Ciências da Vida, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, UFJF/GV.

Ranam Moreira Reis, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia, área de concentração em Odontopediatria, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP/UNICAMP.

Luany Tavares Faquini, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares

Acadêmica do Curso de Odontologia, Instituto de Ciências da Vida, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, UFJF/GV.

Rodrigo Varella de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares

Professor Adjunto do Departamento de Odontologia, Instituto de Ciências da Vida, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, UFJF/GV.

Valéria de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia, Instituto de Ciências da Vida, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, UFJF/GV.

Mabel Miluska Suca Salas, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia, Instituto de Ciências da Vida, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, UFJF/GV.

Referências

CHEN, J.; WANG, Y. Social Media Use for Health Purposes: Systematic Review. J Med Internet Res, v.23, n.5, p.e17917, 2021.

DESLANDES, S. F.; COUTINHO, T. The intensive use of the internet by children and adolescents in the context of COVID-19 and the risks for self-inflicted violence. Cien Saude Colet, v.25, n.suppl 1, p.2479-2486, 2020.

FADEL, C. B. et al. O impacto da extensão universitária sobre a formação acadêmica em Odontologia. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.17, n.47, p.937-946, 2013.

GADERMANN, A. C. et al. Examining the impacts of the COVID-19 pandemic on family mental health in Canada: findings from a national cross-sectional study. BMJ Open, v.11, n.1, p.e042871, 2021.

GAVIN, J.; BROSNAN, M. The Relationship Between Hikikomori Risk and Internet Use During COVID-19 Restrictions. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, v.25, n.3, p.189-193, 2022.

GUNASEKERAN, D. V., CHEW, A., CHANDRASEKAR, E. K., RAJENDRAM, P., KANDARPA, V., RAJENDRAM, M., CHIA, A., SMITH, H., & LEONG, C. K. The Impact and Applications of Social Media Platforms for Public Health Responses Before and During the COVID-19 Pandemic: Systematic Literature Review. Journal of medical Internet research, v. 24, n. 4, e33680, 2022.

NETO, M. et al. Fake news in the context of the covid-19 pandemic. Cogitare Enfermagem, 25, 2020.

REIS, R. M. et al. Trabalho remoto e uso de redes sociais como instrumentos de extensão e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Rev. Fac. Odontol. UPF, 27(1), 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

dos Santos Barbosa, S., Moreira Reis, R., Tavares Faquini, L., Varella de Carvalho, R., de Oliveira, V., & Miluska Suca Salas, M. (2024). "CRIANÇA SORRIDENTE” NAS REDES SOCIAIS: IMPACTOS E DESAFIOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO DURANTE A PANDEMIA: . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(2), 683–693. https://doi.org/10.20873/CRIANSOR

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.