ESTUDO DE CASO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NA DISCIPLINA RESIDÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/RESPOLPalavras-chave:
Casos de estudo, Residência de Políticas Públicas, Proposta MetodológicaResumo
Este artigo apresenta uma proposta metodológica para a disciplina de Residência de Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), utilizando a metodologia de Caso de Estudo. A integração do Ciclo de Políticas Públicas como elemento central proporciona uma visão abrangente dos processos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. A metodologia inclui componentes como aprendizado baseado em competências, rotação em diversas áreas, supervisão e mentoria, treinamento prático, e uso de tecnologias educacionais. A aplicação prática e a revisão de estudos anteriores enriquecem a formação dos alunos, preparando-os para enfrentar desafios reais com soluções baseadas em evidências.
Referências
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria CAPES Nº 131, de 28 de junho de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissionais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 17.
HANCOCK, Dawson R.; ALGOZZINE, Bob; LIM, Jae Hoon. Doing case study research: A practical guide for beginning researchers. 2021.
MARTINSUO, Miia; HUEMANN, Martina. Designing case study research. 2021.
SCHOCH, Kurt et al. Case study research. Research design and methods: An applied guide for the scholar-practitioner, v. 31, n. 1, p. 245-258, 2020.
YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.