DIREITO À LITERATURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LEITORES LITERÁRIOS NO PET PEDPALMAS/UFT: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NEGRA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/IMPORTLITERAPalavras-chave:
Formação do pedagogo, Leitura literária, PET PedPalmas, Extensão Universitária, Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.Resumo
Este artigo, recorte da pesquisa de mestrado, teve como objetivo refletir sobre as contribuições do minicurso A importância da literatura negra infantil, desenvolvido dentro do Projeto Direito à Literatura do PET PedPalmas, realizado na Escola Municipal Odete de Carvalho dos Santos, em Colinas do Tocantins-TO, em 2023. A pesquisa-ação participante (Gil, 2010), de cunho qualitativo (Chizzotti, 2014) foi do tipo bricoleur ou confeccionador de colchas (Denzin; Lincoln, 2006), fundamentado em estudos que têm relação com a temática do minicurso, como Duarte e Fonseca (2011, 2014), Cuti (2010), Cândido (2011), Todorov (2009), Girotto e Souza (2010) e Nogueira (2012a, 2012b, 2018a, 2018b). Conclui-se que as atividades promovidas pelo projeto de extensão proporcionam aos bolsistas uma visão mais madura em relação à profissão docente e à literatura negra infantil.
Referências
AZANHA, José Mário Pires. Uma reflexão sobre a formação do professor da escola básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 369-378, maio/ago. 2004. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ep/a/y47PZxkGrJrbDvx5hQkHVvF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 ago. 2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL. Portaria Interministerial n. 1442, de 10 de agosto de 2006. Institui o Plano Nacional do Livro e Leitura. MEC/MinC. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 154, p.18-19, 11 ago. 2006. Disponível em: https://www.semesp.org.br/legislacao/migrado2046/. Acesso em: 05 ago. 2022.
BRASIL. Decreto nº 7.559, de 1º de setembro de 2011. Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura -PNLL e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7559.htm. Acesso em: 25 ago. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 ago. 2022. 2018a.
BRASIL. Lei Federal no. 13.696, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Leitura e Escrita. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 134, p.1, 13 jul.2018. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2018/lei-13696-12-julho-2018-786975-publicacaooriginal-156036-pl.html. Acesso em: 05 ago. 2022. 2018b.
C NDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: C NDIDO, Antônio. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/São Paulo: Duas Cidades, 2011.
COLINAS DO TOCANTINS-TO (Município). Projeto Político Pedagógico (PPP 2021-22): Escola Municipal Professora Odete Carvalho dos Santos. Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Colinas do Tocantins, TO, 2021.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.
CUNHA-FILHO, Francisco Humberto. Direitos culturais como direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro. Brasília: Brasília Jurídica, 2000.
CUTI, Luiz Silva. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2010. – (coleção consciência em debate/coordenada por Vera Lúcia Benedito)
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisas em ciências humanas e sociais. 6, ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2014.
DENZIN, Norman. K.; LINCOLN, Yvonna. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens; 2.ed. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.) Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, vol. 4: História, teoria, polêmica.
DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.) Por um conceito de literatura afro-brasileira. Rassegna iberistica, v. 37, n. 102, 2014. p. 259-279. DOI:10.14277/2037-6588/29p. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/308782497_Por_um_conceito_de_literatura_afro-brasileira. Acesso em: 05 ago. 2022.
FERNANDEZ, Cida. Literatura como direito humano. Revista Emília, abr. 2020. Disponível em: https://emilia.org.br/literatura-como-direito-humano/. Acesso em: 05 ago. 2022.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Ed. 3. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas S.A: São Paulo-SP, 2010.
NOGUERA, Renato. Nana & Nilo: aprendendo a dividir. Ilustrações de Sandro Lopes. Rio de Janeiro: Hexis, 2012. (infantil). 2012a
NOGUERA, Renato. Nana & Nilo: que jogo é esse? Ilustrações de Sandro Lopes. Rio de Janeiro: Hexis, 2012. (infantil). 2012b
NOGUERA, Renato. Nana & Nilo e os animais. DVD musical, com oito clipes infantis originais. Rio de Janeiro: Clone Carioca, 2018. 2018a
NOGUERA, Renato. Nana & Nilo na cidade verde. Ilustrações de Sandro Lopes. Rio de Janeiro: Chave, 2018. (infantil). 2018b
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações/Dermeval Saviani- Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro Curado da. Políticas de formação de professores: construindo resistências. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 23, p. 307-320, jul./out. 2018. http://dx.doi.org/10.22420/rde.v12i23.857. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/857/pdf. Acesso em: 05 ago. 2022.
TODOROV, Tzvetan, 1939. A leitura em perigo. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
UFT. Universidade Federal do Tocantins. Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso de Pedagogia do Campus de Palmas. Aprovado pela Resolução nº 04/2007 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE). Palmas, TO, 2007.
UFT. Universidade Federal do Tocantins. Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas. Planejamento Anual de Atividades 2022. UFT: Palmas, TO, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.