DIREITO À LITERATURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LEITORES LITERÁRIOS NO PET PEDPALMAS/UFT: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NEGRA INFANTIL

Autores

  • Eleny Silva Barbosa Universidade Federal do Tocantins – UFT https://orcid.org/0000-0001-8628-7580
  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins – UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/IMPORTLITERA

Palavras-chave:

Formação do pedagogo, Leitura literária, PET PedPalmas, Extensão Universitária, Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Resumo

Este artigo, recorte da pesquisa de mestrado, teve como objetivo refletir sobre as contribuições do minicurso A importância da literatura negra infantil, desenvolvido dentro do Projeto Direito à Literatura do PET PedPalmas, realizado na Escola Municipal Odete de Carvalho dos Santos, em Colinas do Tocantins-TO, em 2023. A pesquisa-ação participante (Gil, 2010), de cunho qualitativo (Chizzotti, 2014) foi do tipo bricoleur ou confeccionador de colchas (Denzin; Lincoln, 2006), fundamentado em estudos que têm relação com a temática do minicurso, como Duarte e Fonseca (2011, 2014),  Cuti (2010), Cândido (2011), Todorov (2009), Girotto e Souza (2010) e Nogueira (2012a, 2012b, 2018a, 2018b). Conclui-se que as atividades promovidas pelo projeto de extensão proporcionam aos bolsistas uma visão mais madura em relação à profissão docente e à literatura negra infantil.

Biografia do Autor

Eleny Silva Barbosa, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Palmas. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8628-7580.

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Palmas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2959-5573.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Silva Barbosa, E., & Lagares, R. (2024). DIREITO À LITERATURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LEITORES LITERÁRIOS NO PET PEDPALMAS/UFT: A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NEGRA INFANTIL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(2), 266–296. https://doi.org/10.20873/IMPORTLITERA