A GERÊNCIA INTERDISCIPLINAR E A MOTIVAÇÃO DA EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: SISTEMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/MOTIVEXT

Palavras-chave:

Plano de ensino individual, Educação especial, Inteligência artificial, Gerência de Projeto de Pesquisa Interdisciplinar, Pessoas com deficiência

Resumo

Os programas de pós-graduação profissionais stricto sensu no Brasil são avaliados também por sua produção técnica e tecnológica, e há um interseção entre as atividades para esses tipos de produção e ações de extensão. Por conseguinte, nesses programas os projetos de pesquisa de mestrado e doutorado devem considerar desde sua concepção os aspectos técnicos, tecnológicos e extensionistas, e uma estratégia adequada é a Gerência de Projeto de Pesquisa Interdisciplinar. Neste trabalho, apresenta-se uma reflexão do uso dessa estratégia junto com ações de extensão universitária e seus fatores motivacionais na pós-graduação, no caso do desenvolvimento de um sistema de gestão de plano de desenvolvimento individualizado para a educação especial com inteligência artificial.

Biografia do Autor

Raimundo Ferreira de Melo Neto, Universidade Federal do Tocantins

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Governança e Transformação Digital (PPG-GTD) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Diretor de tecnologia da informação da Secretaria Estadual de Educação do Tocantins e, atualmente, trabalha no Ministério Público do Estado do Tocantins.

Patrick Letouze, Universidade Federal do Tocantins

O professor Patrick Letouze trabalha na "Universidade Federal do Tocantins" no Departamento de Ciência da Computação. É Doutor em Ciências em Engenharia Elétrica - área de Telecomunicações, relacionada à Informática em Saúde e Sistemas de Informação Gerencial, pela "Universidade de Brasília". Seu título de Mestre em Ciências também foi obtido pela "Universidade de Brasília" em Engenharia Elétrica - área de Telecomunicações, mas desta vez relacionado ao Processamento de Sinais e Imagens. É Bacharel em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina com projeto de pós-graduação em "Gerenciamento de Projetos de Sistemas Fotônicos". Atualmente é membro fundador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas, onde foi um dos três professores que coordenaram a elaboração da proposta do programa, e foi o primeiro Vice-Diretor desde seu início em 2012 até 2018. Atua nos programas: Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas (Vice-coordenador) ; Mestrado em Educação em Ciências e Saúde (coordenador); Graduação em Ciência da Computação e Licenciatura em Informática. Além disso, atua como palestrante de abertura de eventos científicos (keynote speaker) e como coordenador acadêmico de Congressos Científicos (Conference Chair). 2011, especialmente pelo IEDRC (International Economics and Development Research Center) onde é membro “fellow” Possui diversas publicações interdisciplinares, destacando o seu interesse na gestão de projetos interdisciplinares, metodologia de investigação (em particular revisões sistemáticas), desenvolvimento de gestão de informação. sistemas, informática em saúde, sistemas e tecnologias educacionais e modelagem de informação. Desenvolvi o RGM que é um sistema de gestão de informação de apoio à medicina baseado em evidências com aplicação na gestão de transplantes de órgãos.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Ferreira de Melo Neto, R., & Letouze, P. (2024). A GERÊNCIA INTERDISCIPLINAR E A MOTIVAÇÃO DA EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: SISTEMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(2), 65–92. https://doi.org/10.20873/MOTIVEXT