A GERÊNCIA INTERDISCIPLINAR E A MOTIVAÇÃO DA EXTENSÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO: SISTEMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/MOTIVEXTPalavras-chave:
Plano de ensino individual, Educação especial, Inteligência artificial, Gerência de Projeto de Pesquisa Interdisciplinar, Pessoas com deficiênciaResumo
Os programas de pós-graduação profissionais stricto sensu no Brasil são avaliados também por sua produção técnica e tecnológica, e há um interseção entre as atividades para esses tipos de produção e ações de extensão. Por conseguinte, nesses programas os projetos de pesquisa de mestrado e doutorado devem considerar desde sua concepção os aspectos técnicos, tecnológicos e extensionistas, e uma estratégia adequada é a Gerência de Projeto de Pesquisa Interdisciplinar. Neste trabalho, apresenta-se uma reflexão do uso dessa estratégia junto com ações de extensão universitária e seus fatores motivacionais na pós-graduação, no caso do desenvolvimento de um sistema de gestão de plano de desenvolvimento individualizado para a educação especial com inteligência artificial.
Referências
ARAYA-PIZARRO, S., VERELST, N., PALLERO-CASTILLO, D., & VÁSQUEZ-ÁNGEL, V. Motivación y apoyo organizacional como determinantes de la extensión universitaria de posgrado: hallazgos desde Chile. Cuadernos de Investigación Educativa, 15(1), (2024). https://doi.org/10.18861/cied.2024.15.1.3584
BRASIL. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 18 dez. 2011. Edição extra. Seção 1.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica 2023: resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília, DF: Inep, 2024. p.50. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2023.pdf>.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional d eEducação, Câmara de Educação Básica. RESOLUÇÃO No 4, de 2 de outubro de 2009. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf>.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, Diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional especializado na educação básica. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192>.
DAVIES, P. What is evidence-based education? British Journal of Educational Studies, v. 47, n.2, p. 108-121, jun. 1999.
LEOUZE, P. Interdisciplinary research project management. International Proceedings of Economics Development and Research, v. 14, p. 338-342, 2011.
LETOUZE, P.; TEIXEIRA, M. M. Project-Based Transplant Management as a Research Statistical Support. Transplantation Proceedings, v. 41, n. 3, p. 852–854, abr. 2009.
LETOUZE, P; da Silva, V. M.; de Souza Júnior, I. M. Patient-centric healthcare service systems: evidence-based medicine as architecturally significant requirement. IEEE/ACM International Workshop on Software Engineering in Healthcare Systems (SEHS). IEEE Computer Society, 2016.
MIRANDA, F. S.; AMARAL, M. A. Perspectiva Freiriana em Ações de Extensão na Computação: uma revisão bibliográfica sistemática (2010-2020). Educação em Revista , [S. l.], v. 39, n. 39, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38875. Acesso em: 28 jun. 2024.
RYAN, R. M., & DECI, E. L. Intrinsic and extrinsic motivations: Classic definitions and new directions. Contemporary educational psychology, v. 25, n. 1, 2000a.
RYAN, R. M., & DECI, E. L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American psychologist, v. 55, n. 1, 2000b.
SANTOS, M.R.A.D., AMARAL, M.A., SALES, M.B.D. & ALMEIDA, L.D.A. Letramento digital e participação docente no Ensino Básico: uma discussão sobre relações com a extensão universitária. Ciência & Educação (Bauru), 29, p.e23028, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.