PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: A EXPERIÊNCIA DO TO GRADUADO

Autores

  • Jeany Castro dos Santos Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.
  • Valquiria de Lima Maranhão Universidade Estadual do Tocantins
  • Rafaela dos Reis Soares https://orcid.org/0009-0006-1903-531X
  • Rian Lima Vidal Universidade Federal do Tocantins – UFT https://orcid.org/0009-0006-0106-3857
  • Alessandra Ruita Santos Czapski Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

DOI:

https://doi.org/10.20873/PRODCIENT

Palavras-chave:

Pesquisa científica, Interdisciplinaridade

Resumo

A pesquisa científica necessita cada vez mais de aspectos como interdisciplinaridade e colaboração global. Este trabalho relata a experiência na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e sua abordagem teórica a qual incentiva a participação de todo indivíduo interessado no processo de pesquisa. O objetivo foi apresentar resultados que contribuíram para a atividade interdisciplinar com acadêmicos do primeiro semestre do Curso de Tecnologia em Gestão Pública, do projeto TO Graduado, da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. A experiência realizada revelou a importância da pesquisa colaborativa na resolução de problemas. Como processo metodológico, foram realizadas atividades online e presenciais entre duas disciplinas: Metodologia da Pesquisa Científica e Modernização da Gestão Pública. A partir de dados da plataforma Educa, foi possível constatar a participação de alunos dos polos envolvidos no projeto TO Graduado. Houve interesse e envolvimento dos acadêmicos no trabalho interdisciplinar realizado. Conclui-se que, embora existam aspectos a serem aperfeiçoados, a experiência foi exitosa e vale a pena praticar a interdisciplinaridade no ensino.

Biografia do Autor

Jeany Castro dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.

Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.

Valquiria de Lima Maranhão, Universidade Estadual do Tocantins

Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Graduada em LETRAS pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura. É membro do GT de Literatura oral e popular da ANPOLL.

Rafaela dos Reis Soares

Advogada. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021); Especialização LL.M em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2022);Mestranda em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente sócia da empresa Lucre Contabilidade Ltda com experiência na área de Direito Tributário e Empresarial, Professora Auxiliar no programa To Graduado na Universidade Estadual do Tocantins e Consultora do Sebrae; já fez parte do Ministério Público do Rio Grande do Sul (2020) com experiência na área de Direito Sanitário e Constitucional. 

Rian Lima Vidal, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Especialista em Processo Administrativo (2023), em Prática de Direito Administrativo Avançada (2021), em Direito Público com Ênfase em Contratos e Licitações (2019) e em Prática Judiciária (2018). Habilitado em Letras para a Educação Básica (2021). Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2015). É advogado com atuação nacional desde 2016. É professor de pós-graduação e servidor público na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins-FAPT. Foi parecerista da Assessoria Jurídica da Educação Municipal em Palmas/TO. Atua há 13 anos com Processo Administrativo no Estado do Tocantins. Possui experiência com capacitação de servidores públicos, assessoria de Prefeituras e Câmaras Municipais. Também é Assessor Popular em ODS (UFT-UEMA) e pesquisador nas linhas: Contratações Públicas, Planejamento Governamental e Estudos Rurais.

Alessandra Ruita Santos Czapski, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins- UFT (2023); Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010); Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais; Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2005). Atualmente é Pró- Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Tocantins, professora pesquisadora do curso de Serviço Social da Unitins, líder do grupo de pesquisa interdisciplinar em políticas públicas, Integrante da Câmara de graduação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM),atua principalmente nos seguintes temas: gênero, políticas sociais, violência doméstica contra a mulher, dependência química, álcool e outras drogas, é membro do NDE do curso de Serviço Social; integra projetos de extensão e pesquisa da Unitins. É editora assistente da Revista Extensão.

Referências

Brasil. Decreto Lei n° 9.057 de 25 de maio de 2017. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm Acesso em: 15 jun. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed.

São Paulo: Atlas, 2022.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E.M. Metodologia do trabalho científico. 5.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2001.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 3. ed. São

Paulo: Atlas, 2015.

OLIVEIRA, Celmar Corrêa de; SANTOS, Carlos Honorato Schuch; MASTELLA, Mauro; FERNANDES, Luís Henrique Dias. Interdisciplinaridade nos cursos de Administração pública e Gestão pública no Brasil: uma análise conceitual. 2020. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios. v. 13, edição especial 1 CIDESP 2018 / 2019 /artigos científicos. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/EeN/article/view/6915. Acesso em: 25 maio 2024.

TEIXEIRA, Olívio Alberto. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. RBPG – Revista Brasileira de Pós-Graduação. n. 1, p. 57-69, jun. 2004. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/22/19. Acesso em: 16 jun. 2024.

UNITINS. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027. Disponível em: https://docs.google.com/viewerng/viewer?url=https://www.unitins.br/cms/Midia/Arquivos/638515380944189064.pdf. Acesso em: 17 jun.2024.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar – epistemologia e metodologia operativa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Castro dos Santos, J., de Lima Maranhão, V., dos Reis Soares , R., Lima Vidal, R., & Ruita Santos Czapski, A. (2024). PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: A EXPERIÊNCIA DO TO GRADUADO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(2), 694–711. https://doi.org/10.20873/PRODCIENT