RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEMINÁRIO DE GOVERNANÇA NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL E ACCOUNTABILITY: DESAFIOS E BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/ACCOUNTPalavras-chave:
Seminário, Governança, educaçãoResumo
O presente relato de experiência visa apresentar os resultados do Seminário "Governança na Educação Municipal e Accountability: Desafios e boas práticas de Gestão," foi organizado pelas mestrandas do Mestrado Profissional de Gestão em Políticas Públicas da Universidade Federal do Tocantins. O evento foi realizado como parte do projeto de extensão da disciplina Residência de Políticas Públicas. O seminário teve como objetivo promover discussão sobre práticas eficazes de governança, accountabiliy e gestão na educação municipal e promover a troca de conhecimentos e experiências entre os gestores municipais de educação e presidentes de conselhos municipais. A metodologia adotada para a realização do seminário foi qualitativa, permitindo uma análise aprofundada das práticas discutidas e das experiências compartilhadas durante o evento. Os resultados mostram que o seminário reforçou a importância de práticas eficazes de gestão para a melhoria da governança e accountability na educação.
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm#:~:text=Art.,de%20sessenta%20anos%20de%20idade. Acesso em: 26 jun. 2024.
COSTA, Anderson Gonçalves; VIDAL, Eloisa Maia. Accountability e regulação da educação básica municipal no estado do Ceará–Brasil. Revista Iberoamericana de Educación, v. 83, n. 1, p. 121-141, 2020. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/3852/4093. Acesso em: 26 jun. 2024.
GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jun. 2024.
RODRIGUES, F. R. A.; CUNHA, G. A. A.; BRUNO, R. Seminários Temáticos como Estratégia Interdisciplinar de Aprendizagem e desenvolvimento de competências em formação avançada. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.11, n.20; 2015, p.761. Disponível em: https://www.conhecer.org.br/enciclop/2015a/seminarios.pdf. Acesso em: 26 jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.