LEITURA LITERÁRIA EM PRISÕES NA AMAZÔNIA LEGAL:

UM PROJETO DE EXTENSÃO NA CASA DE PRISÃO PROVISÓRIA DE ARAGUAÍNA/TO

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0002-9082-5203
  • Márcia Maria Soares de Souza Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

DOI:

https://doi.org/10.20873/LEITURALEGAL

Palavras-chave:

Amazônia; Literatura; Leitura; Prisão como instituição escolar.

Resumo

Este trabalho busca pensar sobre o ensino de jovens privados de liberdade a partir da nossa experiência na Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), norte do Estado do Tocantins. Tal casa de prisão tem uma alta rotatividade de homens que, por diversos motivos, encontram-se encarcerados. Este trabalho tem cunho qualitativo e baseia-se em uma pesquisa bibliográfica a partir de nossas experiências na referida unidade prisional. Tivemos o objetivo de refletir sobre o que vem sendo desenvolvido sobre leitura literária na prisão, tomando essa instituição como um ambiente de possível escolarização. Temos a CPPA como nosso foco, localizada em um estado novo e que faz parte da Amazônia Legal, porém com problemas antigos. Pensar a educação neste contexto é investir na (re)construção do sujeito privado de liberdade e que busca novas perspectivas na sociedade. Vemos que as prisões podem, também, dotar os encarcerados de novos conhecimentos. Para Foucault (1987), a educação do preso é dever do Estado. Sendo uma preocupação para a sociedade e ainda uma possibilidade de aprender para o detento. Portanto, a educação é uma liberdade substantiva (SEN, 1990) e pode auxiliar na integração social (FREIRE, 1988), pois amplia as possibilidades dos indivíduos quando saírem da prisão. Sendo assim, a leitura literatura tem o poder de auxiliar e fazer a diferença na vida dos encarcerados. A leitura neste espaço pode produzir novas perspectivas para além do presente, sempre em busca de um futuro com mais possibilidades.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire/UFNT) e da Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLit/UFNT). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203. E-mail: walace@uft.edu.br

Márcia Maria Soares de Souza Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licenciada em Letras: Língua Portuguesa e Literatura (UFT - 2016) e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL–UFT).

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Rodrigues, W., & Santos, M. M. S. de S. (2025). LEITURA LITERÁRIA EM PRISÕES NA AMAZÔNIA LEGAL:: UM PROJETO DE EXTENSÃO NA CASA DE PRISÃO PROVISÓRIA DE ARAGUAÍNA/TO . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 665–681. https://doi.org/10.20873/LEITURALEGAL