RELATO DE EXPERIÊNCIA TO 2045 - ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO PARA O DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/TOZONEPalavras-chave:
Zoneamento Ecológico-Econômico, Desenvolvimento Sustentável, Planejamento Estratégico, Tocantins, Projeto Tocantins 2045Resumo
Este estudo propiciou uma análise, sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins (ZEE-TO) e seu Plano de Ação para o projeto Tocantins 2045, visando o desenvolvimento sustentável do estado até 2045. Foram realizados Leituras e análise aprofundada do ZEE-TO e seu Plano de Ação, com foco na caracterização ambiental, socioeconômica e nas propostas de desenvolvimento regional. Durante o estudo, foi possível perceber que há a pouca divulgação do ZEE-TO, apesar de sua riqueza de informações e aplicações práticas. Por fim, percebeu-se que o ZEE-TO é uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico do Tocantins, com o potencial de promover o desenvolvimento sustentável do estado até 2045.
Referências
TOCANTINS (Estado). Secretaria da Fazenda e Planejamento. Superintendência de Planejamento Governamental. Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas. Gerência de Zoneamento Territorial (GZT). Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável. Zoneamento Ecológico‐Econômico do Estado do Tocantins. Plano de Zoneamento Ecológico‐ Econômico. Palmas: SEFAZ/GIES, 2020. 464 p.
TOCANTINS (Estado). Secretaria de Fazenda e Planejamento. Superintendência de Planejamento Governamental. Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas. Gerência de Zoneamento Territorial (GZT). Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável. Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins. Plano de Ação. Palmas: SEFAZ/GZT, Dezembro, 2020. vol. I. 274 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.