UNIVERSIDADE INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DAS AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNITINS E SUA RELAÇÃO COM OS ODS DA AGENDA 2030

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/v6/IS

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Universidade Inteligente, Agenda 2030, Unitins

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear e analisar como as iniciativas de pesquisa e extensão da Unitins contribuem para a efetivação dos ODS, alinhando-se à visão de uma Universidade Inteligente e Sustentável. Foi realizado o levantamento das ações e estratégias de pesquisa e extensão implementadas pela Unitins no período de 2018 a 2022. Os resultados revelam que, apesar de a Unitins ter formalmente aderido à Agenda 2030, somente a partir de 2021, a universidade já havia empreendido esforços consideráveis para impactar positivamente a comunidade por meio de suas atividades de pesquisa e extensão. No entanto, o estudo identifica lacunas significativas, destacando a necessidade de maior investimento e um alinhamento mais eficaz com os ODS.

Biografia do Autor

Fabian Serejo Santana, Universidade Estadual do Tocantins

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UFT. Mestre em Ciências do Ambiente pelo  PPGCiamb (2015). Atualmente, é advogado e professor do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Léia Dornelas, Universidade Estadual do Tocantins

Graduanda do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins.

Mônica Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências Sociais pela UnB (2007). Realizou Pós-Doutorado (2017) e estágio doutoral (2006) na Universidad Nacional Autonóma do México - UNAM. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e no curso de graduação em Ciências Econômicas.

Downloads

Publicado

2024-01-16

Como Citar

Santana, F. S., Dornelas, L. A., & Rocha Silva, M. A. da R. S. (2024). UNIVERSIDADE INTELIGENTE E SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DAS AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UNITINS E SUA RELAÇÃO COM OS ODS DA AGENDA 2030. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(2), 435–457. https://doi.org/10.20873/v6/IS