EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO NA PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL DAS JUVENTUDES EM ÂMBITO ACADÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/SAÚDEMENTALDASJUVENTUDES

Palavras-chave:

Juventudes. Sofrimento Psíquico. Extensão.

Resumo

Os projetos de extensão “Vai dar bom: juventudes na trilha do bem viver” e “Permane(Ser): você não está só”, desenvolvido respectivamente nos anos de  2019 e 2022, tiveram como objetivo promover a saúde mental dos estudantes do ensino médio e superior, pertencentes à comunidade interna e externa do IFCE - Campus Iguatu, através de intervenções capazes de minimizar o sofrimento psíquico advindo do cotidiano, especialmente, da vivência acadêmica. Sendo assim, este artigo tem o intuito de apresentar as principais características e vivências desses projetos de extensão, bem como, as ações interventivas e os principais resultados e dificuldades encontradas. Para isso, também, será necessário construir breve fundamentação teórica a respeito das expressões do sofrimento psíquico das juventudes na contemporaneidade. Além de anunciar os argumentos e dados que justificaram a concretização desses projetos de extensão.

Biografia do Autor

Cynthia Studart Albuquerque

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Curso de Serviço Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Iguatu e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (PPGSS/UECE). Líder do Núcleo de Educação, Políticas Sociais e Serviço Social (NEPSSS/IFCE). 

Amanda Karol de Oliveira Costa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (PPGSS/UECE). Graduada em Serviço Social pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Iguatu. Integrante do Núcleo de Educação, Políticas Sociais e Serviço Social (NEPSSS/IFCE). 

Adriana Alves da Silva

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Curso de Serviço Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Iguatu. Vice-líder do Núcleo de Educação, Políticas Sociais e Serviço Social (NEPSSS/IFCE).

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Studart Albuquerque, C., Karol de Oliveira Costa, A., & Alves da Silva, A. (2023). EXPERIÊNCIAS DE EXTENSÃO NA PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL DAS JUVENTUDES EM ÂMBITO ACADÊMICO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(3), 164–182. https://doi.org/10.20873/SAÚDEMENTALDASJUVENTUDES