EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PAUTA NO PODSER CIÊNCIA, O PODCAST DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/16714

Palavras-chave:

Podcast, Comunicação de ciência, pesquisa descritiva

Resumo

PodSer Ciência é um podcast criado, produzido e divulgado pelo Departamento de Comunicação Institucional da Universidade Federal de São Paulo. Neste artigo, apresenta-se um estudo descritivo de caso, dando evidência ao enfoque transdisciplinar do produto. Com foco nos projetos de extensão, tem-se ainda uma dimensão sociopolítica no podcast, que surgiu durante a pandemia de covid-19, quando a busca por conteúdo tanto no formato de áudio, quanto na temática “ciência” entraram evidência. Objetiva-se compreender de maneira sistematizada, em um artigo/relato de experiência, o contexto de produção dessa mídia, como uma maneira de garantir informação de qualidade a quem mais precisa dela, e a partir de quem tem, na universidade pública e socialmente referenciada, a condição de entregá-la.

Biografia do Autor

Walter Teixeira Lima Jr, Universidade Federal de São Paulo

Researcher in Communication, Technology, and Cognitive Science. Post-doctorate Man-computer symbiosis in the Mechatronics Engineering Department at Polytechnic School of University of Sao Paulo; Former collaborator researcher for the Mathematical, Computation and Cognition department through the Post Graduate Program Neuroscience and Cognition at Universidade Federal do ABC (UFABC), and referee of the Sao Paulo State Research Support Foundation, National Counsel of Technological and Scientific Development, and Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Professor at Federal University of Amapá.

Loiane Vilefort, Universidade Federal de São Paulo

Líder do setor de audiovisual do Departamento de Comunicação Institucional da Universidade Federal de São Paulo. Graduada.

Referências

ABPOD, Associação Brasileira de Podcasters. PodPesquisa 2019-2020. Disponível em: https://bit.ly/3Fq6NxI. Acesso em 15 mar. 2023.

BARBOSA, Suzana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na 5a geração do jornalismo nas redes digitais. In CANAVILHAS, João (org.). Notícias e mobilidade: jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã: Labcom, 2013.

BONITO, Marco. A problematização da acessibilidade comunicativa como característica conceitual do jornalismo digital. In Âncora. v. 3 n. 1 (2016): Jornalismo em ambientes Multiplataforma: Entrelaçamentos, Olhares e Reflexões. Disponível em: https://bit.ly/3ZHSP1z. Acesso em 6 mar. 2023.

CANAVILHAS, João (org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2014.

CARFADO, Renata. Quase 40% dos brasileiros não sabem o que faz a universidade pública, aponta estudo. In Estadão. 26 nov. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3FX7M5C. Acesso em 24 jan. 2022.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CETIC. TIC Domicílios. Disponível em https://bit.ly/3JCJ5Rj. Acesso em 13 mar. 2023.

DANA, Denis. Protagonismo na busca pela vacina. In Entreteses: revista Unifesp. n.º 14, nov. 2021.

DUARTE, Marcia Yukiko Matsuuchi Duarte. Estudo de caso. In DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

FONSECA, Caue. Cresce interesse pelo jornalismo no Brasil. In GaúchaZH. 15 mai. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3ajt9jv. Acesso em 12 ago. 2020.

JANONE, Lucas. Compras online e consumo de podcast têm boom durante a pandemia, diz pesquisa. In CNN Brasil, 21 jun. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3yUQiFS. Acesso em 19 mar. 2022.

LIMA JUNIOR, Walter Teixeira. Estratégias de comunicação da Unifesp durante e depois da pandemia. In Metricas.edu. 25 jun. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3rEMfJO. Acesso em 24 jan. 2022.

LIMA JUNIOR, Walter Teixeira; VALVERDE, Franklin Larrubia; MOHERDAUI, Luciana. Os desafios da comunicação da Unifesp na pandemia. In GERALDES, Elen; PIMENTA, Gisele; BELISÁRIO, Kátia; PINTO, Rafaela; REIS, Ruth (orgs.). Comunicação e ciência na era covid-19. São Paulo: Intercom, 2021.

MARQUES, José. TVs e jornais lideram índice de confiança em informações sobre coronaví- rus, diz Datafolha. In Folha de S.Paulo. 24 mar. 2020 [online]. Disponível em: https://bit.ly/2FbsPaW. Acesso em 12 ago. 2020.

MINUTA da Política de Comunicação Unifesp. Disponível em: https://bit.ly/3rKUZhF. Acesso em 24 jan. 2022.

MEC, Ministério da Educação. Resolução n. 7 de 18 dez. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3xyBFr9. Acesso em 19 fev. 2022.

PAVLINK, John V. Ubiquidade: O 7° princípio do jornalismo na era digital. In CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 características que marcam diferença. Covilhã: Labcom, 2014.

PROCESSOS de Contas Anuais - Relatórios de Gestão. Transparência e Prestação de Contas, 2021. Disponível em: https://bit.ly/406OBkx. Acesso em 13 mar. 2023.

RIBEIRO, Michel. A cobertura da pandemia do novo coronavírus trouxe maior credibilidade ao jornalismo. In Observatório da Imprensa. 2 jun. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2XUPhvo. Acesso em 12 ago. 2020.

UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo. PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Versão 2017. Disponível em https://bit.ly/3mDIfKQ. Acesso em 13 mar. 2023.

WE Are Social. The changing world of digital in 2023. Disponível em: https://bit.ly/3mIafgp. Acesso em 13 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Arruda, A., Teixeira Lima Jr, W., & Vilefort, L. (2024). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM PAUTA NO PODSER CIÊNCIA, O PODCAST DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(3), 161–178. https://doi.org/10.20873/16714