OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) E A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)
DOI:
https://doi.org/10.20873/v6/FAPPalavras-chave:
Universidade, AGENDA 2030, OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELResumo
Este estudo analisa a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas práticas acadêmicas da UNIFAP entre 2005 e 2021. O estudo tem como objetivo confrontar as práticas acadêmicas da UNIFAP no período de 2005 a 2021 com os ODS da Agenda 2030, visando perspectivar em que medida a instituição contribui para a implementação destes objetivos no contexto local e identificar possíveis impasses que afetam a sua capacidade de implementação. Utilizou-se uma abordagem descritiva e exploratória, empregando técnicas bibliográficas e documentais para coletar e classificar as ações relacionadas aos ODS. A lista de palavras-chave elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em colaboração com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi utilizada para classificar as ações. Os resultados mostram que a UNIFAP é um aparelho estratégico na promoção dos ODS, concentrando seus esforços nos desafios apresentados pelos ODS 8, 4, 16 e 3, seguidos pelos ODS 9, 11, 15 e 10. Por outro lado, os ODS 17, 14, 12, 2, 5, 13, 6, 7 e 1 recebem menor atenção. É importante ressaltar que as partes do sistema acadêmico da UNIFAP têm contato com os ODS de formas distintas, revelando a desarticulação entre suas funções e a ruptura da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa, extensão e a gestão.
Referências
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, ONU. Os 17 objetivos. Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), 2021. Disponível em: https://sdgs.un.org/goals. Acesso em: 17 dez. 2021.
MARTINE, G.; ALVES, J. E. D. Economia, sociedade e meio ambiente no século XXI. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 433-460, set./dez. 2015.
BORGES, H. R. P. S. S.; BAZZOLI, J. A.; SERPA, S. A. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Experiências e Relatos: uma contribuição Acadêmica. Novas Edições Acadêmicas, 2021.
FERREIRA, D. R. S. A. Modo de Regulação Neoliberal e o Fundo Público no Brasil (2010-2020): A Emenda Constitucional n. 95/2016 e o Financiamento do Ministério da Educação. 189 f. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.
GOERGEN, P.; PINO, I.; SGUISSARDI, V.; ADRIÃO, T. STOCO, S.; ALMEIDA; L. A educação no atual cenário político mundial. Dossiê. Educação e Sociedade, Campinas, v. 40, e0229217, 2019.
JANNUZZI, P. M. Da agenda de desenvolvimento do milênio ao desenvolvimento sustentável: oportunidades e desafios para planejamento e políticas públicas no século XXI. Bahia Análise & Dados, Salvador, v. 28, n. 2, p.6-27, jul.-dez. 2018. Disponível em: http://www.cge.rj.gov.br/interativa/wp-content/uploads/2019/07/Texto-complementar-3.pdf. Acesso em: 25 set. 2022.
SANTOS, B. S. Prefácio. In: Santos, B.S.; ALMEIDA FILHO, N. (Org.). A Universidade no sec. XXI: Para uma universidade nova. Coimbra: Almedina; 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): 2015-2019. Macapá, 2015. Disponível em: www2.unifap.br/pdi/files/2009/08/PDI-2015-2019-UNIFAP.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
GUIMARÃES JÚNIOR, J. C.; DUQUE, R. C. S.; SOUZA, A. S.; SILVA, L. C. A.; UNTEN, H. R.; SANTOS, D. A.; OLIVEIRA, R. C. N. J.; SOUZA, T. L. V.; SANTOS, J. D. F.; SANTOS, A. M. Uma Análise da Educação Superior no Norte do Brasil. Research, Society and Development, p. 1-9, 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Relatório de Gestão 2021. Macapá, 2021. Disponível em: www2.unifap.br/deplan/relatorios-de-gestao/. Acesso em: 16 out. 2022.
SUSTAINABLE DEVELOPMENT SOLUTIONS NETWORK, SDSN. Acelerando a Educação para os ODS nas Universidades: um guia para as Universidades, Faculdades e Instituições de Ensino Superior e Terciárias. Austrália, Nova Zelândia e Pacífico: SDSN, set. 2020.
SUSTAINABLE DEVELOPMENT SOLUTIONS NETWORK, SDSN. An action Agenda for sustainable development: report for the UN Secretary-General, 2014. Disponível em: https://www.unsdsn.org/. Acesso em: 17 dez. 2021.
SUSTAINABLE DEVELOPMENT SOLUTIONS NETWORK, SDSN. Como começar os ODS nas Universidades: um guia para as universidades, os centros de educação superior e a academia. Austrália, Nova Zelândia e Pacífico: SDSN, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Diretrizes para o Trabalho de Conclusão de Curso em nível de Graduação, no âmbito da UNIFAP. Macapá, 2008a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Resolução nº 11/2008 – CONSU/UNIFAP. UNIFAP, 2008b
CORTESE, A. D. The Critical Role of Higher Education in Creating a Sustainable Future. Planning for Higher Education, p. 15-22, 2003.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Relatório de Gestão 2020. Macapá, 2020c. Disponível em: www2.unifap.br/deplan/relatorios-de-gestao/. Acesso em: 16 out. 2022.
EUROPEAN UNIVERSITY ASSOCIATION, EUA. Universities and Sustainable Development Towards the Global Goals, 2018. Disponível em https://eua.eu/resources/publications/798:universities-and-sustainable-development-towards-the-global-goals.html. Acesso em: 01 dez. 2022.
BARBIERI, J. C. Desenvolvimento Sustentável: Das origens à Agenda 2030. Petrópolis: Vozes, 2020.
FLEIG, R.; NASCIMENTO, I. B.; MICHALISZYN, M. S. Desenvolvimento Sustentável e as Instituições de Ensino Superior: Um desafio a cumprir. Arquivos Analíticos de Políticas Educacionais, v. 29, n. 95, 12 jun. 2021.
PINHEIRO, N. G.; FERREIRA, J. F. C.; FREITAS, J. F. Desafios da Interiorização da Educação Superior no Campus Binacional Oiapoque. Research, Society and Development, v. 11, n. 14, e334111436412, 2022.
CABRAL, R.; GEHRE, T; MELARA; L. F. (org.). Guia Agenda 2030: integrando ODS, educação e sociedade [Livro eletrônico]. São Paulo: UNESP, 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): 2010-2014. Macapá, 2010. Disponível em: www2.unifap.br/pdi/files/2009/08/PDI-UNIFAP-2010-e-2014.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Relatório de Gestão da UNIFAP 2006 - 2014. Macapá, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.