“APRENDER-SENDO”: A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADA A PARTIR DO CURSO ACADEMIA PRETA DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.aprendersendo

Resumo

O presente artigo constitui um relato de experiência a respeito do Curso de Extensão Academia Preta Decolonial – Epistemologias e Metodologias Antirracistas. O Curso nasce em 2020, no auge da pandemia de Covid 19, como caminho de resistência e formação política-crítica, sustentada na “cidadania científica” (MALDONADO, 2011) e alicerçada no “Aprender-sendo” (SOUSA, 2021). O curso ocorre virtualmente e já está na sua terceira edição. Nas duas últimas, contou com o apoio institucional da Unesco através da Cátedra Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina, por meio da Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior.

 

Biografia do Autor

Leila Lima de Sousa, Universidade Federal do Maranhão/ Campus Imperatriz

Doutora em Ciências da Comunicação pelo PPGCC/ Unisinos, com estágio doutoral na Universidade
Autónoma de Barcelona. Professora Adjunta do curso de Jornalismo da UFMA, campus Imperatriz. Vice-
coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Extensão em Comunicação, Gênero e
Feminismos - Maria Firmina dos Reis. E-mail: sousa.leila@ufma.br. Lattes:
http://lattes.cnpq.br/9312604992263679

Michelly Santos de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão/Imperatriz

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal)/UFRJ Professora Adjunta do Curso de Jornalismo da UFMA (Imperatriz) Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gêneros e Feminismos - Maria Firmina dos Reis

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Lima de Sousa, L., & Santos de Carvalho, M. (2023). “APRENDER-SENDO”: A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADA A PARTIR DO CURSO ACADEMIA PRETA DECOLONIAL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(1), 39–55. https://doi.org/10.20873.aprendersendo