O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA GEOGRAFIA: VIVÊNCIAS NO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA/ARAGUAÍNA-TO

Autores

  • Antônia Márcia Duarte Queiroz Universidade Federal do Tocantis/UFT
  • Natália Almeida Araújo Universidade Federal do Tocantins/UFNT
  • Doralice Pereira Rodrigues Universidade Federal do Tocantins/UFNT
  • Joana Darc Cunha Secretária de Educação Esporte e Cultura do Tocantins/SEDUC-TO

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15230

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de partilhar experiências formativas vivenciadas através do Programa Institucional de Residência Pedagógica (2020-2022) no Núcleo do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizado no Colégio Estadual Rui Barbosa, localizado na cidade de Araguaína-TO. As vivências durante o programa trouxeram uma outra visão de educação, e tudo isso foi possível, mesmo não estando na escola de forma presencial. A professora preceptora da escola, a coordenadora do Núcleo e os residentes, juntos pudemos criar maneiras de conduzir o ensino de forma remota e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Logo, ressaltamos que essa experiência trouxe aquisições de novas habilidades para partilha de conhecimento, realizados por meio de debates, produções de roteiros e, sobretudo, a regência no Ensino Médio, realizada de forma totalmente online.

Biografia do Autor

Antônia Márcia Duarte Queiroz, Universidade Federal do Tocantis/UFT

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Mestre em Desenvolvimento Social e Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes-UNIMONTES.

Professora Adjunta do magistério superior na Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2023-02-02

Como Citar

Queiroz, A. M. D., Araújo, N. A., Rodrigues, D. P., & Cunha, J. D. (2023). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA GEOGRAFIA: VIVÊNCIAS NO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA/ARAGUAÍNA-TO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(2), 109–121. https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15230