MONITORIA DE MEDICINA NO PROJETO DE INOVAÇÃO INSTITUCIONAL PEDAGÓGICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20873.monitoriademedicinaPalavras-chave:
Educação. Monitoria. Tecnologia.Resumo
Relato de experiência e desenvolvimento da monitoria de inovação institucional pedagógica na Universidade Federal do Tocantins, no curso de medicina. Objetivando relatar e demonstrar a importância da monitoria para a continuidade e êxito no ensino remoto, adotado como medida de caráter emergencial para minimizar o impacto do isolamento social causado pela pandemia de COVID-19. O projeto buscou possibilitar a educação interprofissional e uma melhor adaptação dos alunos, anteriormente inseridos em uma modalidade 100% presencial, por meio da criação de recursos digitais midiáticos e educacionais, bem como de monitoria para auxílio da resolução de problemáticas. Realizou-se oficinas, disponibilização de materiais informativos e tutorias de modo geral. Os discentes tiveram maior adesão ao projeto do que os docentes, pelo menos ¼ dos discentes matriculados no curso de medicina foram atendidos, a mudança mesmo que temporária da modalidade educacional implicou na necessidade de aprendizado virtual, por parte não somente dos novos alunos ingressantes, mas também de todo o corpo discente, evidenciando o caráter essencial do projeto.
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Coronavírus: saiba quais medidas o MEC já realizou ou estão em andamento. Governo Federal, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/copy_of_coronavirus-saiba-quais-medidas-o-mec-ja-realizou-ou-estao-em-andamento. Acesso em: 05 mar. 2022
CASTRO, E. A.; DE QUEIROZ, E. R. Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 3-17, 2020.
DIAS, J. A. D.; DIAS, M. F. S. L.; OLIVEIRA, Z. M.; FREITAS, L. M. A.; SANTOS, N. C. N.; FREITAS, M. C. A. Reflexões sobre distanciamento, isolamento social e quarentena como medidas preventivas da COVID-19. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020.
ROSA, Rosane Terezinha Nascimento. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus –o COVID-19. Revista Científica Schola, v. 6, n. 1, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.