A ÁRVORE DO CONHECIMENTO: DEMOCRATIZANDO O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14246

Palavras-chave:

inovação; ensino; história

Resumo

Com base nos debates sobre os usos das tecnologias e mídias digitais, assim como suas relações com processos educativos, em especial, no contexto de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, esse Projeto de Inovação Pedagógica ampliará o debate e a aplicação das TDIC ao longo do ano de 2021. Sendo assim, propomos desenvolver diversas atividades e ações que possam contribuir de forma significativa na minoração dos prejuízos formativos provocados pelo distanciamento social e, consecutivamente, na adoção de modalidades assíncronas e síncronas nos Cursos de Graduação e Pós-graduação. Nosso objetivo foi o desenvolvimento de suportes tecnológicos digitais para contribuir no processo ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica do Curso de História de Porto Nacional.

Biografia do Autor

George leonardo seabra coelho coelho, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutor em História pela Unirio e UFG. Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal do Tocantins. Pesquisa temas relacioandos a Literatura Moderna, Política e estado no Brasil, Projeto de Nação e Identidade, Ensino de História.

Referências

BELLONI, Mídia-educação: contextos, histórias e interrogações. In. RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: Pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012: 366 p.
COSCARELLI, Carla Viana. (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial. 2016.
FEENBERG, Andrew. O que é Filosofia da Tecnologia? In. NEDER, Ricardo T. (org.) – Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. _ série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO: CCTS - Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade. Vol. 1. Número 3. 2010. ISSN 2175.2478.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LOPES, Wendell Evangelista Soares. Andrew Feenberg e a bidimensionalidade da tecnologia. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 27, n. 40, p. 111-142, jan./abr. 2015
RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: Pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012: 366 p.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2020.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

coelho, G. leonardo seabra coelho, Siqueira de Melo, A. ., Ribeiro da Silva Santos, A. K., Rodrigues dos Santos, G. ., Nogueira Cancian, L. ., Porto Sousa, M. ., … Giuvannucci Rosa, N. . (2022). A ÁRVORE DO CONHECIMENTO: DEMOCRATIZANDO O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 50–65. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14246