A ÁRVORE DO CONHECIMENTO: DEMOCRATIZANDO O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14246Palavras-chave:
inovação; ensino; históriaResumo
Com base nos debates sobre os usos das tecnologias e mídias digitais, assim como suas relações com processos educativos, em especial, no contexto de isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, esse Projeto de Inovação Pedagógica ampliará o debate e a aplicação das TDIC ao longo do ano de 2021. Sendo assim, propomos desenvolver diversas atividades e ações que possam contribuir de forma significativa na minoração dos prejuízos formativos provocados pelo distanciamento social e, consecutivamente, na adoção de modalidades assíncronas e síncronas nos Cursos de Graduação e Pós-graduação. Nosso objetivo foi o desenvolvimento de suportes tecnológicos digitais para contribuir no processo ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica do Curso de História de Porto Nacional.
Referências
COSCARELLI, Carla Viana. (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial. 2016.
FEENBERG, Andrew. O que é Filosofia da Tecnologia? In. NEDER, Ricardo T. (org.) – Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. _ série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO: CCTS - Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade. Vol. 1. Número 3. 2010. ISSN 2175.2478.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LOPES, Wendell Evangelista Soares. Andrew Feenberg e a bidimensionalidade da tecnologia. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 27, n. 40, p. 111-142, jan./abr. 2015
RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: Pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012: 366 p.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2020.