APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFT
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14232Palavras-chave:
libras, língua portuguesa como segunda língua, formação de professores de libras, ensino e aprendizagem de línguas, letras-librasResumo
A Diretoria de Programas Especiais em Educação da Pró-Reitoria de Graduação da UFT, em 2021, lançou o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP), com o objetivo de contribuir para transformações no processo de ensino-aprendizagem da Universidade. Foi então aberto um edital para submissão de propostas de projetos para todos os cursos de graduação da UFT. Este trabalho pretende discutir as implicações da aprendizagem de língua de professores em formação do curso de Letras-Libras, a partir dos trabalhos desenvolvidos, de maneira remota, pelo Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) denominado +Libras. Implicações essas que envolvem crenças e construção da identidade docente (BARCELOS, 2007; LEFFA, 2012). O trabalho teve como foco a análise e discussão de duas ações do +Libras: o Clube da Libras e o Clube da Língua Portuguesa L2. Percebeu-se que essas atividades puderam contribuir diretamente para reflexões que envolveram identidades e crenças de professores de Libras em formação à medida em que a língua era ensinada.
Referências
BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. RBLA [online]. v. 7, n. 2, 2007, pp. 109-138. D.O.I.: https://doi.org/10.1590/S1984-63982007000200006. Acesso em 08 de out. 2021.
COURA, F. A. O estágio supervisionado em Libras: reflexões para além do ensino de língua. Humanidades e Inovação, v.5, n.9, 2018. Disponível em:
<https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/865>. Acesso em 07 de out. 2021.
LADD, P. Deafhood: a concept stressing possibilities, not deficits. Scandinavian Journal of Public Health, v. 33, n. 66, 2005, p. 12–17. D.O.I.: https://doi-org.ez6.periodicos.capes.gov.br/10.1080/14034950510033318. Acesso em 15 jan. 2020.
LEFFA, V. J. Identidade e aprendizagem de línguas. In: SILVA, K.A.; DANIEL, F. G.; KANEKO MARQUES, S.M.; SALOMAO, A. C. B.. (Orgs.). A Formação de Professores de Línguas-Novos Olhares, Vol. 2. São Paulo: Pontes, 2012, v. 1, p. 51-81.
SORTE, P. B. Por que a graduação em Letras-Inglês pode ter o status de formação contínua? RBLA, Belo Horizonte, v. 15, n. 3, 2015, p. 537-564. D.O.I.: https://doi.org/10.1590/1984-639820155996 Acesso em: 17 mar. 2022.