PODCAST “ESTUDANTE ACIMA DA MÉDIA” E O APOIO AOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFT
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14207Palavras-chave:
Educação Física, Formação, Mídias SociaisResumo
O estudo teve o objetivo de proporcionar a recuperação e o fortalecimento acadêmico dos estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio de um Podcast semanal intitulado “Estudante Acima da Média”. A pesquisa realizada configura-se como exploratória, conduzida entre os meses de julho a dezembro de 2021. Inicialmente foi realizada uma pesquisa diagnóstica com a participação de 59 estudantes a fim de coletar informações para a determinação dos temas e ações que seriam desenvolvidos, a partir deste momento os episódios do Podcast foram sendo elaborados semanalmente por meio do aplicativo Anchor e posteriormente incluido em serviços de streaming de áudio de forma gratuita. Foram produzidos 20 episódios. De acordo com as métricas da plataforma, 366 pessoas reproduziram os episódios. O público do Podcast foi composto por 53% de homens, 34% de mulheres e 12% não especificado. A maior parte dos ouvintes (60%) se concentrou na faixa etária entre 23 e 34 anos de idade. Os quatro episódios mais assistidos foram desmistificando a cinesiologia e biomecânica (98 reproduções); Fisiologia (31 reproduções); Organização da vida de estudos (31 reproduções); e Desmistificando a Anatomia (23 reproduções). Os ouvintes e estudantes aprovaram a iniciativa e foram beneficiados com o trabalho desenvolvido.
Referências
NUNES, R. C. Um olhar sobre a evasão de estudantes universitários durante os estudos remotos provocados pela pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n.3, 2021.
ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Acesso em: 09/04/2021.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, G. P. Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 18, n. 2, p. 311-333, 2013.
SILVA FILHO, R. L. L., et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2007.
UNESCO. Educación para todos: educación para todos en 2015, alcanzaremos lameta? Informe de seguimiento de la EPT en el mundo. Paris. 2008.
UFT. Coordenação de Curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins. Relatório de rendimento acadêmico, 2020.
UFT. Universidade Federal do Tocantins. Plano de Desenvolvimento Institucional 2021 - 2025. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2021a.
UFT. Universidade Federal do Tocantins. Programa Institucional de Inovação Pedagógica. Palmas: Pró-Reitoria de Graduação, 2021b.