PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA “ANJOS DA QUÍMICA”: INSIGHTS SOBRE EVASÃO, NIVELAMENTO E CURSOS PREPARATÓRIOS PARA O ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14157

Resumo

O trabalho desenvolvido pelo projeto de inovação pedagógica “Anjos da Química” objetivou avaliar os principais fatores que levam a evasão do curso de Química Ambiental e atenuar as dificuldades dos alunos durante a graduação, por meio de monitorias e cursos de nivelamento. Também foi ofertado curso pré-vestibular popular para escolas públicas e privadas. Os resultados mostram que aproximadamente 90 discentes foram atendidos pela monitoria e que quando a monitoria é corretamente trabalhada dentro da disciplina há um aumento no número de alunos aprovados. Dois diagnósticos do curso foram realizados, o primeiro entre os alunos regularmente matriculados no curso para saber as principais dificuldades encontradas e os resultados mostraram que as maiores dificuldades dos alunos são nas disciplinas de Física e Cálculo. O segundo diagnóstico do curso foi realizado com os alunos que evadiram o curso de Química Ambiental e é importante destacar que 78,6% dos alunos que desistiram do curso não conhece os programas de permanência estudantil da UFT. O curso pré-vestibular popular foi realizado em duas escolas de forma presencial, com a participação de 28 alunos e ao final 91% dos alunos que participaram afirmaram a necessidade de um curso preparatório para concorrer ao vestibular/ENEM.

Biografia do Autor

Douglas Henrique Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Departamento de Ciências Exatas e Biotecnológicas, Universidade Federal do Tocantins, Campus de Gurupi, 77410-530, Gurupi – Tocantins, Brasi

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Coelho dos Santos, L., dos Santos Castro, M. ., Magalhães Marinho, F., Mendes Silva, C., Henrique di Napoli Nunes, B., Tavares de Jesus Oliveira, J., … Pereira, D. H. (2022). PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA “ANJOS DA QUÍMICA”: INSIGHTS SOBRE EVASÃO, NIVELAMENTO E CURSOS PREPARATÓRIOS PARA O ENEM. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 296–313. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14157