USO DE PROJETOS INTEGRADORES COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO À INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE EMPRESAS E ESTUDANTES: Caso CETEC Palmas

Autores

  • Wellington Rocha Santos
  • Aron Rodrigo Batista
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p197

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência obtida com o uso de Projetos Integradores nos cursos da Habilitação Técnica e da Aprendizagem Industrial do Centro de Educação e Tecnologia de Palmas. O uso da integração entre teoria e prática implica em garantir a complementaridade que se estabelece entre essas duas dimensões, possibilitando ao aluno aplicar os fundamentos e capacidades em sua prática profissional diária. A integração entre teoria e prática habilita os estudantes a avaliar e explicitar caminhos e alternativas na resolução de problemas, além de possibilitar a transferência das aprendizagens no enfrentamento de situações inusitadas e mais complexas. Sendo assim, os projetos integradores levam os estudantes à geração de novas ideias, que podem se traduzir em produtos (bens ou serviços) com valor agregado. A interação entre estudantes e empresas mobiliza a criatividade, estimulando o livre pensar, o interesse pelo novo, a imaginação e o pensamento prospectivo com o objetivo de lançar o olhar para a inovação. Ao incentivar o pensamento criativo, o uso de projetos em empresas reais oportuniza aprendizagens que vão além da mera reprodução da realidade, propiciando a descoberta de novas perspectivas e de soluções ainda não pensadas.

 

PALAVRAS-CHAVES: Integração; Inovação; Educação; Empresas.

Referências

ALVES, E. J.; SILVA, B. D. DA. APRENDER “COM” A TECNOLOGIA: O uso do Facebook no processo de aprendizagem e interação de curso online. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 658-669, 1 jul. 2019.

EVANGELISTA, F.; MARTINS , K. D.; ANGELINI, M. F. C.; ROCHA, M. J. F. Sociedade do conhecimento: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará. Revista Observatório , v. 5, n. 5, p. 188-208, 1 ago. 2019.

FRANCISCATTO, R.; WAGNER, R.; PASSERINO, L. M. Tecnologias e ferramentas para elaboração de conteúdos em um ambiente MOOC: estudo de caso a partir de uma formação em Tecnologias Assistivas. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 361-398, 29 abr. 2018.

GP INOVAÇÃO. Plataforma SENAI de Gestão e Projetos e Inovação: Desafio Senai de Projetos Integradores. [online] 2017. Disponível em: <http://plataforma.gpinovacao.senai.br/plataforma/desafio/34> Acesso em 07 de out de 2017.

KOTLER, Philip; BES, Fernando Trías De. A BÍBLIA DA INOVAÇÃO: Princípios fundamentais para levar a cultura da inovação contínua às organizações. São Paulo: Editora Leya, 2011.

MASETTO, Marcos. Inovação na Educação Superior. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 8, n.14,p.197-202,Feb.2004.acesso em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v8n14/v8n14a17.pdf>. acesso em 06 out. 2017.

MEGHNAGI, Saul. A competência profissional como tema de pesquisa. Educ. Soc., ampinas, v. 19, n. 64, p. 50-86. 1999. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301998000300003 >. Acesso em 07 out. 2017.

OCDE. ORGANIZAÇÃO DE COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação. [S. l.]: OCDE; FINEP, 3º Edição, 2005. 184 p.

RODRIGUES, G. F.; SOARES COUTINHO, K. TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO LABORAL: o que a internet tem a oferecer?. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 54-84, 29 abr. 2018.

SENAI/TO. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Tocantins [online] Disponível em: <http://www.senai-to.com.br/> Acesso em: 06 de out. de 2017.

SILVA, F. DOS S.; ALMEIDA, A. C. F. DE; GODOI E SILVA, K. A. O desenvolvimento do pensamento computacional com a integração do software scratch no ensino superior. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 276-298, 14 jan. 2019.

SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. As tecnologias de informação e comunicação como agentes de integração do currículo com a glocalidade. Revista Observatório , v. 3, n. 4, p. 387-406, 1 jul. 2017.

SILVA, P. C. Cidade. City. Cité. Smartcity. O espaço contemporâneo do Período Técnico Científico Informacional. Duas experiências globais. Revista Observatório, v. 1, n. 1, p. 233-246, 30 set. 2015.

SOUZA, D. P. DE; BATISTA, C. P.; EVANGELISTA, Y. S. P. ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NA EDUCAÇÃO: A experiência do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFAM na adaptação. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 85-104, 29 abr. 2018.

SOUZA, M. D. DE; FERREIRA, L. A. A TECNOLOGIA ASSISTIVA CÃES-GUIA NO BRASIL: uma ação do Programa Viver sem Limite. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 307-336, 29 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

Rocha Santos, W. ., Rodrigo Batista, A. ., & Rebouças Porto Junior, F. G. . (2020). USO DE PROJETOS INTEGRADORES COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO À INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE EMPRESAS E ESTUDANTES: Caso CETEC Palmas . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(1), 197–209. https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p197