EXPOR – PALEO: OFICINAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PADU-ARAGUAÍNA

Autores

  • Kassia de Oliveira Madaleno
  • Antônio Rhamon da Silva Belem
  • Tatiane Marinho Vieira Tavares
  • Kênia Gonçalves Costa
  • José Manoel Sanches da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p161

Resumo

Durante os finais de semana nos meses de abril a outubro do ano de 2018 na Universidade Federal do Tocantins, campus Araguaína\Cimba, ocorreu as aulas de ciências biológica do cursinho preparatório PADU (Programa de Acesso Democrático a Universidade). A disciplina de ciências biológicas tem como objetivo rever e aprofundar os principais conceitos biológicos cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e preparar o estudante para que esse consiga chegar nas conclusões necessárias para responder tal questionário. De acordo com toda a complexidade que se tem em relação ao estudo de Ciências Biológicas, parte por sua complexidade e parte, por seus conceitos que fogem a realidade do aluno, as aulas de ciências biológicas pretende diminuir essas barreiras entre estudantes e está ciência. Durante as aulas foi possível observar dificuldade de compreensão de alguns conceitos que são aplicados na disciplina, conceitos quase sempre empregados na paleontologia e geologia, além desse déficit foi possível observa uma grande curiosidade em relação á fosseis e dinossauros. Com essas observações desenvolvemos uma oficina de exposição paleontologia denominada, Expor-Paleo, pertencente ao projeto intitulado Paleontologia a Caminho da Escola; assim seria ministrada aulas de reforço desses conteúdos de forma didática e atrativa com exposição fósseis e maquetes aos alunos.

 

PALAVRAS-CHAVE: PADU. Fósseis. Evolução. Tectônica de Placas.

Referências

ALONÇO, Mayra. Boelter, Ruben Alexandre. Paleontologia nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista da SBEnBio - Número 9 – 2016.

BRASIL. Ministério da Educação .Orientações Complementares aos PCNs. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC,2017

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC,2006

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas tecnologias. Brasília: MEC,1999.

UFT. Universidade Federal do Tocantins. Proex- Pró-Reitoria de extensão, cultura e assuntos comunitários. Disponível em https://docs.uft.edu.br/share/s/A0FFk6zzR0evUww8cNCYcQ >. Acessado em 17 de maio de 2018.

ZUCON, Maria Helena. Introdução à Paleontologia/ Maria Helena Zucon – São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2011.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

de Oliveira Madaleno, K. ., Rhamon da Silva Belem, A. ., Marinho Vieira Tavares, T. ., Gonçalves Costa , K. ., & Sanches da Cruz, J. M. . (2020). EXPOR – PALEO: OFICINAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PADU-ARAGUAÍNA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(1), 161–172. https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p161