A UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE: CONHECENDO O COMPLEXO DE LABORATÓRIOS DA SAÚDE – CAMPUS DE PALMAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p151Resumo
O presente trabalho apresenta discussões acerca da vivência prática de visitas técnicas realizadas pela demanda externa de estudantes de colônia de férias, ensino fundamental, médio e superior ao complexo de laboratórios da saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Ao proporcionar visitas técnicas se estreita as relações entre a comunidade e a universidade ampliando as oportunidades para obtenção de conhecimentos com benefícios mútuos, que é o objetivo do trabalho. Foram confeccionados materiais para apresentação dos métodos de ingresso ao ensino superior, assim como apresentar os cursos ofertados na UFT para tentar despertar o interesse por esta instituição, além disto, a equipe do projeto apresenta os conteúdos nos laboratórios que as escolas visam aprofundamento prático. Dessa forma, o projeto teve uma ótima aceitação pública, tanto que, foram recebidas escolas de todo o estado do Tocantins, desde os municípios circunvizinhos aos periféricos, com uma demanda média de três visitas por mês. As experiências vivenciadas pelos extensionistas e colaboradores do projeto além de despertar o interesse pela docência favorece o vínculo com a comunidade externa que é de suma importância para o futuro profissional.
PALAVRAS-CHAVE: Universidade. Visitas. Ciências Básica. Comunidade. Ensino Médio.
Referências
BORGES, L.; FONTOURA, H. Diálogos entre a escola de educação básica e a universidade: a circularidade de saberes na formação docente. Intermeio. 16:32, 143-156. 2010.
AUSUBEL, D.P. The acquisition and retention of knowledge. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. 2000.
OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae. 12:1, 139-153. 2010.
MCLACHLAN, JC; PATTEN, D. Anatomy teaching: ghosts of the past, a present and future. Med. Educ. 40:243-253. 2006.
TABOLKA, C. C; GROTTO, E. M. B; Universidade e Escola: Diferentes culturas que se encontram em diferentes momentos. 14-18, 2012.
MOITA, F. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 41. 2009.
LUDK, M. Aproximando Universidade e Educação Básica pela Pesquisa no Mestrado. Projeto de Pesquisa - Departamento de Educação: PUC-Rio, 2005.