ESCORPIÕES: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL-TO

Autores

  • Derval Nt Gomes Ribeiro
  • Yara Gomes Corrêa
  • Carla Simone Seibert

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p76

Resumo

A educação ambiental pode ajudar na sensibilização da sociedade em relação aos escorpiões, desmistificando a visão antropocêntrica no qual o indivíduo se põe acima dos animais não humanos e da natureza, bem como a promover uma interação socioambiental mais justa entre ambos e o ambiente. Conhecer o animal não humano em seu habitat e respeita-lo como tal, pode ajudar na preservação das espécies de escorpião, bem como prevenir acidentes. Para melhorar a relação entre ser humano e animais não humanos, foi desenvolvido um trabalho socioambiental com crianças de 11 a 12 anos, por meio de realização de oficinas com apresentação de materiais didáticos sobre os escorpiões. Foi elaborado um questionário contendo oito questões de fácil interpretação e resposta. As perguntas demonstraram valores significativos de dependência do pós teste em relação a oficina, sendo possível dizer que os sujeitos participantes possuem uma visão convencional acerca dos escorpiões, que pode ser modificada com uma interversão didático-metodológica intencional.

 

PALAVRAS-CHAVE: Tityus sp. Sensibilização. Crianças. Interação Socioambiental.

 

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Nt Gomes Ribeiro , D. ., Gomes Corrêa , Y. ., & Simone Seibert , C. . (2020). ESCORPIÕES: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL-TO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(1), 76–84. https://doi.org/10.20873/uft.2595-7341.2020v3n1p76