Dossiê temático: Reflexões e percepções sobre a formação de professores nos programas PIBID e PRP
O Corpo Editorial da Revista Capim Dourado anuncia a abertura da chamada para submissão de trabalhos em seu próximo dossiê.
Palavras das organizadoras:
"Os Programas de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP), respectivamente, desde os anos de 2008 e 2016, são ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, promovendo o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura e imersão do licenciando na escola de educação básica. Os Programas demonstram ser uma fonte efetiva de incentivo à carreira docente, ao oportunizarem que estudantes de todos os ciclos da formação participem de forma integrada nas experiências de ensino, pesquisa e extensão dentro da escola parceira. Os Programas são um diferencial na percepção da profissão, como também do papel de um professor junto à comunidade. Ademais, proporcionam uma frutífera interação entre a Universidade, as escolas da rede pública e a comunidade de entorno. Tais possibilidades favorecem não somente a formação docente, mas permitem que a educação de base no estado do Tocantins seja impactada, tendo em vista que são desenvolvidos ações e produtos com finalidades didático educativas, bem como é promovida a humanização de todos os envolvidos com os Programas.
Os Programas PIBID e Residência Pedagógica propiciam vivências nas escolas parceiras e experiências na pesquisa e na ação colaborativa em sala de aula, com orientação dos professores da rede pública. Tal trabalho gera uma rica produção a partir da imersão do licenciando na escola, com atividades de pesquisa, planejamento e intervenção pedagógica.
Tendo em vista a efetividade do PIBID e do Residência Pedagógica que se materializa, dentre outras formas de produção que demonstram seus resultados, em textos, propomos este número especial da Revista Capim Dourado, que receberá os relatos de experiências demonstrando uma parcela do trabalho desenvolvido pelos bolsistas dos Programas nos últimos 18 meses. Os artigos podem contar com até 5 autores e a submissão de artigos está aberta entre os dias 03 de dezembro de 2024 e 30 de março de 2025."
Organizadoras:
- Professora Dra. Priscila da Silva Oliveira – UFT
- Professora Dra. Cristiane Antônia Hauschild Johann - Univates
- Professora Dra. Roseli Bodnar - UFT
- Professora Dra. Juliana Santana de Almeida - UFT
- Professora Mestra Albanisa Felipe dos Santos - UFT
Prazo limite para submissão: até 30 de março de 2025.