RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL, DEVER OU ÉTICA? CONCEITOS, EVOLUÇÃO E ABORDAGENS

Autores

  • Nelson Russo de Moraes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Allan Rodrigues dos Santos Marques Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Caroliny dos Santos Hamada Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Stephani Cetímia Mariotti Ruiz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Evolução, Abordagem

Resumo

O presente artigo visa enaltecer a discussão sobre Responsabilidade Social Empresarial (RSE), explanando sobre como ocorreu a criação do termo e realizando uma evolução histórica desde 1960. Observando a aproximação entre empresas e demandas sociais, especialmente, compreendendo as diferentes terminologias envoltas ao assunto como, marketing social, investimentos privados, abordagens que conceituam as ideologias que revestem essa terminologia, bem como aprofundamento teórico sobre as ações das empresas perante o meio em que a cercam, tanto ambiental e social, a fim de promover o pensamento crítico na sociedade como agente principal. Logo, ressaltando a importância de revisitar essa discussão, e de como a RSE pode aumentar a produtividade, promoção da marca, além da promoção do bem-estar social.

 

PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social; Evolução; Abordagem.

 

 

ABSTRACT

This article aims at encounter the discussion about Corporate Social Responsibility (CSR), explaining how the term was created and making a historical evolution since 1960. Noting the approximation between companies and social demands, especially, understanding the different terminologies involved in the subject as, social marketing, private investments, approaches that conceptualize the ideologies that cover this terminology, as well as theoretical deepening on the actions of the companies before the environment, both environmental and social, in order to promote critical thinking in society as principal agent. Therefore, highlighting the importance of revisiting this discussion, and how CSR can increase productivity, promote the brand, increase profit, and promote social well-being.

 

KEYWORDS: Social Responsibility, Evolution, Approach.

 

 

RESUMEN

El presente artículo tiene por objeto enaltecer la discusión sobre Responsabilidad Social Empresarial (RSE), explicando sobre cómo ocurrió la creación del término y realizando una evolución histórica desde 1960. Observando la aproximación entre empresas y demandas sociales, especialmente, comprendiendo las diferentes terminologías envueltas al asunto como, marketing social, inversiones privadas, enfoques que conceptualizan las ideologías que revisten esa terminología, así como profundización teórica sobre las acciones de las empresas ante el medio en que la rodean, tanto ambiental, como social, a fin de promover el pensamiento crítico en la sociedad como agente principal. Por lo tanto, resaltando la importancia de revisar esta discusión, y de cómo la RSE puede aumentar la productividad, promoción de la marca, aumento de ganancia, además de la promoción del bienestar social.

 

PALABRAS CLAVE: Responsabilidad Social; Evolución; Enfoque.

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Biografia do Autor

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Administrador (ITE/SP). Mestre em Serviço Social (UNESP). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Professor Assistente Doutor da UNESP (Curso de Administração) / Câmpus de Tupã/SP. E-mail: nelsonrusso.unesp@gmail.com.

Allan Rodrigues dos Santos Marques, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente do Curso de Administração da Faculdade de Ciências e Engenharia – FCE da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Tupã – SP. E-mail: allantupan@gmail.com. 

Caroliny dos Santos Hamada, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente do Curso de Administração da Faculdade de Ciências e Engenharia – FCE da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Tupã – SP. E-mail: caroliny.hamada1997@gmail.com.

Stephani Cetímia Mariotti Ruiz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Discente do Curso de Administração da Faculdade de Ciências e Engenharia – FCE da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Tupã – SP. E-mail: stephanimariottiruiz1234@gmail.com. 

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

de Moraes, N. R., Marques, A. R. dos S., Hamada, C. dos S., & Ruiz, S. C. M. (2017). RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL, DEVER OU ÉTICA? CONCEITOS, EVOLUÇÃO E ABORDAGENS. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(3), 235–256. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/4517

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