HISTÓRICO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Guery Tã Baúte e Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Vanessa Romancene Pereira Gomes Instituto Federal de São Paulo
  • Gabriel Scoparo do Espírito Santo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Nelson Russo de Moraes Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, leis de diretrizes e bases, ensino médio

Resumo

A recente reforma do ensino médio levanta o debate a respeito da profissionalização como parte da formação para a vida dos jovens no país. A fim de substanciar essa discussão foi realizada um levantamento histórico dialético das reformas que influenciaram o ensino médio desde a criação da primeira Leis de Diretrizes e Bases da educação. Para comparar leis propostas em diferentes contextos foram escolhidos critérios como a obrigatoriedade, a estrutura do ensino médio, a profissionalização compulsória, o currículo e o papel iniciativa privada. Por fim, foi elaborada uma reflexão crítica a respeito dos avanços e retrocessos das políticas educacionais do ensino médio no Brasil.

 

PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas educacionais; leis de diretrizes e bases; ensino médio.

 

 

ABSTRACT

The recent high school reform raises the debate about professionalization as part of training for the lives of young people in the country. In order to substantiate this discussion, a historical dialectical survey of the reforms that influenced secondary education since the creation of the first Laws of Education Guidelines and Bases was carried out. To compare proposed laws in different contexts, criteria such as compulsory education, the structure of secondary education, compulsory professionalization, curriculum and the role of private initiative were chosen. Finally, a critical reflection was made on the advances and setbacks of high school education policies in Brazil.

 

KEYWORDS: Public educational policies; laws of guidelines and bases; high school.

 

 

RESUMEN

La reciente reforma de la enseñanza media plantea el debate sobre la profesionalización como parte de la formación para la vida de los jóvenes en el país. A fin de sustanciar esa discusión se realizó un levantamiento histórico dialéctico de las reformas que influenciaron la enseñanza media desde la creación de la primera Leyes de Directrices y Bases de la educación. Para comparar leyes propuestas en diferentes contextos se eligieron criterios como la obligatoriedad, la estructura de la enseñanza media, la profesionalización obligatoria, el currículo y el papel iniciativa privada. Por último, se elaboró una reflexión crítica sobre los avances y retrocesos de las políticas educativas de la enseñanza media en Brasil.

 

PALABRAS CLAVE: Políticas públicas educativas; leyes de directrices y bases; enseñanza media.

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Biografia do Autor

Guery Tã Baúte e Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Tupã – SP. Mestranda em Administração e Agronegócio pela mesma universidade. E-mail: guerybaute13@gmail.com. 

Vanessa Romancene Pereira Gomes, Instituto Federal de São Paulo

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Itajubá/MG. Atualmente é Administradora no Instituto Federal de São Paulo.E-mail: van.ifsp@gmail.com. 

Gabriel Scoparo do Espírito Santo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. E-mail: gabriel@tupa.unesp.br. 

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pesquisa: Transparência na Gestão Pública) pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Mestre em Serviço Social (pesquisa: Responsabilidade Social Empresarial) pela UNESP/Franca/SP. Especialista em Gestão Pública. Especialista em Gestão de Programas Sociais. Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino/ITE/Bauru/SP. Educador Social pela PUC/SP e Técnico em Agropecuária. Pós doutorando em Comunicação e Sociedade pelo PPGCOM (Universidade Federal do Tocantins/UFT). Docente Permanente do Curso de Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento da UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social da UNESP (GEDGS). E-mail: nelsonrusso.unesp@gmail.com.

Referências

A recente reforma do ensino médio levanta o debate a respeito da profissionalização como parte da formação para a vida dos jovens no país. A fim de substanciar essa discussão foi realizada um levantamento histórico dialético das reformas que influenciaram o ensino médio desde a criação da primeira Leis de Diretrizes e Bases da educação. Para comparar leis propostas em diferentes contextos foram escolhidos critérios como a obrigatoriedade, a estrutura do ensino médio, a profissionalização compulsória, o currículo e o papel iniciativa privada. Por fim, foi elaborada uma reflexão crítica a respeito dos avanços e retrocessos das políticas educacionais do ensino médio no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas educacionais; leis de diretrizes e bases; ensino médio.


ABSTRACT
The recent high school reform raises the debate about professionalization as part of training for the lives of young people in the country. In order to substantiate this discussion, a historical dialectical survey of the reforms that influenced secondary education since the creation of the first Laws of Education Guidelines and Bases was carried out. To compare proposed laws in different contexts, criteria such as compulsory education, the structure of secondary education, compulsory professionalization, curriculum and the role of private initiative were chosen. Finally, a critical reflection was made on the advances and setbacks of high school education policies in Brazil.

KEYWORDS: Public educational policies; laws of guidelines and bases; high school.


RESUMEN
La reciente reforma de la enseñanza media plantea el debate sobre la profesionalización como parte de la formación para la vida de los jóvenes en el país. A fin de sustanciar esa discusión se realizó un levantamiento histórico dialéctico de las reformas que influenciaron la enseñanza media desde la creación de la primera Leyes de Directrices y Bases de la educación. Para comparar leyes propuestas en diferentes contextos se eligieron criterios como la obligatoriedad, la estructura de la enseñanza media, la profesionalización obligatoria, el currículo y el papel iniciativa privada. Por último, se elaboró una reflexión crítica sobre los avances y retrocesos de las políticas educativas de la enseñanza media en Brasil.

PALABRAS CLAVE: Políticas públicas educativas; leyes de directrices y bases; enseñanza media.

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

Silva, G. T. B. e, Gomes, V. R. P., Espírito Santo, G. S. do, & de Moraes, N. R. (2018). HISTÓRICO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 2(1), 220–249. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/4516

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre

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