ENVIADESCER NO CIBERESPAÇO: LINN DA QUEBRADA E REPRESENTAÇÃO TRANS NO YOUTUBE

Autores

  • Luan Correia Cunha Santos Universidade Federal de Roraima
  • Yara Cinthya Walker da Silva Universidade Federal de Roraima

Palavras-chave:

Transexualidade, Travestilidade, Ciberespaço, Representação, enviadescer

Resumo

Este artigo busca estudar as formas de comunicação, representação, protagonismo e recepção de travestis e transexuais dentro do ciberespaço, especialmente na rede social de compartilhamento de vídeos, o Youtube, a partir da produção audiovisual do vídeo clipe da música “enviadecer” da performer Linn da Quebrada. O objetivo é identificar as formas como individuos trans utilizam esse novo espaço para protagonizarem suas representações sociais e, como essas têm descontextualizado o hétero-esteriótipo negativo referente à população LGBT em uma sociedade em que as relações são mediadas pelos dispositivos digitais com intensidade cada vez maior. A partir de estudos bibliográficos que abordam os temas relacionados à cibercultura, representação, produção e recepção comunicacional, e observação do objeto, o estudo aponta para a emergência da população trans conquistar espaços de protagonismo em seus processos de comunicação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Transexualidade; Travestilidade; Ciberespaço; Representação; Enviadescer.

 

 

ABSTRACT

This article seeks to study the forms of communication, representation, protagonism and reception of transvestites and transsexuals within cyberspace, especially in the social network of video sharing, Youtube, from the audiovisual production of the music video "enviadescer" by performer Linn Da Quebrada. The goal is to identify the ways in which trans individuals use this new space to carry out their social representations and, as these have decontextualized the negative stereotype about the LGBT population in a society in which relations are mediated by digital devices with increasing intensity . Based on bibliographic studies that deal with issues related to cyberculture, representation, communication production and reception, and observation of the object, the study points to the emergence of the trans population to conquer spaces of protagonism in their communication processes.

  

KEYWORDS: Transsexuality; Travestility; Cyberspace; Representation; Enviadescer.

 

 

RESUMEN

Este artículo busca estudiar las formas de comunicación, representación, protagonismo y recepción de travestis y transexuales dentro del ciberespacio, especialmente en la red social de compartir videos, el Youtube, a partir de la producción audiovisual del video clip de la música "enviadescer" de la intérprete Linn da Quebrada. El objetivo es identificar las formas como individuos trans utilizan ese nuevo espacio para protagonizar sus representaciones sociales y, como éstas han descontextualizado el heterólogo-esteriotipo negativo referente a la población LGBT en una sociedad en que las relaciones son mediadas por los dispositivos digitales con intensidad cada vez mayor. A partir de estudios bibliográficos que abordan los temas relacionados con la cibercultura, representación, producción y recepción comunicacional, y observación del objeto, el estudio apunta a la emergencia de la población para conquistar espacios de protagonismo en sus procesos de comunicación.

  

PALABRAS CLAVE: Transexualidad; Travestilidad; Ciberespacio; Representación; Enviadescer.

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Biografia do Autor

Luan Correia Cunha Santos, Universidade Federal de Roraima

Graduando em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). E-mail: luanjack@gmail.com.

Yara Cinthya Walker da Silva, Universidade Federal de Roraima

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). E-mail: yara.w97@gmail.com.

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

Santos, L. C. C., & da Silva, Y. C. W. (2018). ENVIADESCER NO CIBERESPAÇO: LINN DA QUEBRADA E REPRESENTAÇÃO TRANS NO YOUTUBE. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 2(1), 58–82. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/4822

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático