A PERSONIFICAÇÃO DA FELICIDADE E DA AUTOAJUDA NO JORNALISMO ESPORTIVO

Autores

  • Eduardo Ritter Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Jornalismo esportivo, Felicidade, Informação, Comunicação

Resumo

O presente artigo traz algumas reflexões sobre a prática do jornalismo esportivo num contexto jornalístico onde cada vez ganha mais espaço o jornalismo preocupado com o “ser-feliz” e que é denominado por Freire Filho (2010) de jornalismo de autoajuda. Nesse sentido, utilizando o método ensaístico de Adorno (2003), pode-se perceber dois pontos principais. Primeiro, um jornalismo esportivo que, mesmo em momentos de crise de atletas e clubes, busca apontar soluções para se chegar à felicidade. Segundo, um jornalismo que apresenta alguns atletas como celebridades e como a personificação da própria felicidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo esportivo; Felicidade; Informação; Comunicação.

 

 

ABSTRACT

This paper presents some reflections about the practice of sports journalism in a journalistic context where journalism is increasingly concerned with "being-happy" and is called by Freire Filho (2010) of journalism by self help. In this sense, using Adorno's essay method (2003), we can see two main points. First, a sports journalism that, even in times of crisis of athletes and clubs, seeks to find solutions to achieve happiness. Second, a journalism that presents some athletes as celebrities and as the embodiment of their own happiness.

 

KEYWORDS: Sports journalism; Happiness; Information; Communication.

 

 

RESUMEN

El presente artículo trae algunas reflexiones sobre la práctica del periodismo deportivo en un contexto periodístico donde cada vez gana más espacio el periodismo le preocupa con el "ser-feliz" y que es denominado por Freire Filho (2010) de periodismo de periodismo autoayuda. En ese sentido, utilizando el método ensayístico de Adorno (2003), se pueden percibir dos puntos principales. En primer lugar, un periodismo deportivo que, incluso en momentos de crisis de atletas y clubes, busca apuntar soluciones para llegar a la felicidad. Segundo, un periodismo que presenta algunos atletas como celebridades y como la personificación de la propia felicidad.

 

PALABRAS CLAVE: Periodismo deportivo; Felicidad; Información; Comunicación.

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Biografia do Autor

Eduardo Ritter, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Eduardo Ritter é professor adjunto dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas do Centro de Educação Norte da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com período sanduíche na New York University (Estados Unidos).

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Ritter, E. (2017). A PERSONIFICAÇÃO DA FELICIDADE E DA AUTOAJUDA NO JORNALISMO ESPORTIVO. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 1(3), 104–122. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/4393