A VOLTA DO GATO PRETO: a narrativa de viagem como jornalismo literário na obra do Dr. Erico Verissimo
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n1p282Resumo
Desde a Grécia Antiga até a contemporaneidade, as narrativas de viagem são produzidas e publicadas com destaque no meio literário. No Brasil, a partir do século XX esse gênero ganha destaque no campo de produções joranalísticas. Erico Verissimo, jornalista, escritor e doutor em Literatura, foi um dos que deixou um rico legado nesse tipo de produção: quatro livros resultantes de viagens para Estados Unidos, México e Israel. Dessa maneira, o artigo investiga os elementos que permitem considerar o relato de viagem A volta do gato preto como uma narrativa que se enquadra no gênero Jornalismo Literário na categoria de livro-reportagem-viagem, proposta por Lima (2004). Para tanto, identificaram-se cinco temáticas principais que aparecem no enredo desse texto misto: viagem, família, universidade, cultura e guerra.
Palavras-chave: Jornalismo literário; História do jornalismo; Narrativa de viagem; Livro-reportagem; Erico Verissimo.
Downloads
Referências
BELO, Eduardo. Livro-reportagem. São Paulo: Contexto, 2006.
BENEDETI, Carina Andrade. A qualidade da informação jornalística – Do conceito à prática. Florianópolis: Insular, 2009.
BORGES, Juliano. Jornalismo literário – teoria e análise. Insular: Florianópolis, 2013.
BOYNTON, R. The new new journalism. New York: Random House, 2005.
COSSON, Rildo. Romance reportagem: o gênero. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.
GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e inte-resses – Ensaio de teoria do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2009.
HALL, Stuart. Pensando a diáspora – re-flexões sobre a terra no exterior (p.25-48). In: HALL, Stuart. Da diáspora – Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
HOHLFELDT, Antonio Carlos. Erico Veris-simo viajante: entre o permanente e o passageiro. In: Maria Regina Barcelos Betti-ol; Patrícia Lessa Flores da Cunha; Sara Viola Rodrigues. (Org.). Erico verissimo - Muito além do tempo e o vento. Porto Ale-gre: EDUFRGS, 2005.
KEROUAC, Jack. On the road – Pé na es-trada. Porto Alegre: L&PM, 2004.
KARNAL, Leandro; PURDY, Sean; FER-NANDES, Luis Estevan; MORAIS, Marcus Vinícius. História dos Estados Unidos. São Paulo: Contexto, 2011.
LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas amplia-das. Barueri: Manole, 2004.
LODGE, David. A arte da ficção. Porto Alegre: L&PM, 2011.
MARTINEZ, Monica. Jornalismo literário – tradição e inovação. Florianópolis: Insular, 2016.
MARTINEZ, M. Reflexões sobre Jornalismo e História Oral: um campo com mais con-vergências do que dissonâncias. Revista Observatório, v. 2, n. 1, p. 75-91, 1 maio 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p76.
PAIVA, L.; MARTINS, L.; MARTINEZ, M. O FUTURO DO JORNALISMO LITERÁRIO: John S. Bak. Revista Observatório, v. 4, n. 6, p. 86-116, 8 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p86.
SILVA, Juremir Machado. O que pesquisar quer dizer – como fazer textos acadêmicos sem medo da ABNT e da Capes. Porto Ale-gre: Sulina, 2011.
RITTER, Eduardo. A tribo jornalística de Erico Verissimo. Ijuí: Unijuí, 2016a.
RITTER, E.; ROQUE, T. Acessibilidade e in-formação: a disparidade entre desenvolvi-mento tecnológico, leis e adaptações dos grandes portais brasileiros. Revista Ob-servatório, v. 2, n. 2, p. 360-379, 30 maio 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p360.
RITTER, E. SERGIO VILAS-BOAS: um ícone enigmático do Jornalismo Literário brasilei-ro. Revista Observatório, v. 4, n. 6, p. 237-269, 8 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p237
VERISSIMO, Erico. A volta do gato preto. São Paulo: Globo, 1996a.
VERISSIMO, Erico. Gato preto em campo de neve. São Paulo: Globo, 1996b.
WILLER, Carlos. Geração beat. Porto Ale-gre: L&PM, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.