FATO E FAKE: DESCONSTRUINDO AS FAKE NEWS ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.2.2Palabras clave:
Mídias, Tecnologias; Fake News; EducomunicaçãoResumen
Este trabalho visa atender a demanda cada vez mais necessária e urgente de pensar a forma como o educador pode contribuir para que seus alunos estejam orientados e capazes de executar uma leitura crítica das mídias, sabendo identificar notícias falsas e não ajudando a propagá-las. As notícias falsas ou fake news (termo em inglês que se popularizou em nossa língua) povoam o ambiente virtual com a intenção de manipular a opinião pública e são usadas como ferramentas estratégicas de grande peso numa sociedade conectada em plataformas midiáticas digitais. O que percebemos em muitas situações em relação ao tratamento dos meios de comunicação em sala de aula é a insegurança dos professores quanto ao uso pedagógico das novas tecnologias e mídias digitais. Precisamos pensar sobre formas que aproxime o professor dos meios de comunicação e aproveite suas potencialidades, para criar saberes propomos para auxiliar esse processo o uso da Educomunicação. O uso das práticas de Educomunicação em sala servem para ajudar que as informações recebidas pelos alunos sejam mais saudáveis e para que a aplicação seja mais eficaz, a escola do século XXI precisa com urgência de professores