FATO E FAKE: DESCONSTRUINDO AS FAKE NEWS ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Larissa Cristina Pacheco Mestre em História, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão-UFG, aluna especial do programa de doutorado em Educação da UFU. https://orcid.org/0000-0002-0109-8826
  • Viviane Aparecida da Silva Paiva Mestre em História, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão-UFG. Professora SEDUC/GO https://orcid.org/0000-0003-2481-102X

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.2.2

Palabras clave:

Mídias, Tecnologias; Fake News; Educomunicação

Resumen

Este trabalho visa atender a demanda cada vez mais necessária e urgente de pensar a forma como o educador pode contribuir para que seus alunos estejam orientados e capazes de executar uma leitura crítica das mídias, sabendo identificar notícias falsas e não ajudando a propagá-las. As notícias falsas ou fake news (termo em inglês que se popularizou em nossa língua) povoam o ambiente virtual com a intenção de manipular a opinião pública e são usadas como ferramentas estratégicas de grande peso numa sociedade conectada em plataformas midiáticas digitais. O que percebemos em muitas situações em relação ao tratamento dos meios de comunicação em sala de aula é a insegurança dos professores quanto ao uso pedagógico das novas tecnologias e mídias digitais. Precisamos pensar sobre formas que aproxime o professor dos meios de comunicação e aproveite suas potencialidades, para criar saberes propomos para auxiliar esse processo o uso da Educomunicação. O uso das práticas de Educomunicação em sala servem para ajudar que as informações recebidas pelos alunos sejam mais saudáveis e para que a aplicação seja mais eficaz, a escola do século XXI precisa com urgência de professores

Biografía del autor/a

Larissa Cristina Pacheco, Mestre em História, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão-UFG, aluna especial do programa de doutorado em Educação da UFU.

Mestre em História, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão-UFG, aluna especial do programa de doutorado em Educação da UFU. Lattes: 3002189540321734. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0109-8826. E-mail: larissacrispacheco@gmail.com.

Viviane Aparecida da Silva Paiva, Mestre em História, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão-UFG. Professora SEDUC/GO

Mestre em História, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão-UFG. Professora SEDUC/GO, Ipameri-Goiás. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9273467743294221. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2481-102X. E-mail: viviane1000asp@gmail.com.

Publicado

2022-12-14

Cómo citar

Pacheco, L. C., & da Silva Paiva, V. A. (2022). FATO E FAKE: DESCONSTRUINDO AS FAKE NEWS ATRAVÉS DO ENSINO DE HISTÓRIA. REVISTA ANTÍGONA, 2(2). https://doi.org/10.20873/uft.2763-9533/2022.2.2