O USO DOS ÍCONES EM REDES SOCIAIS NO LETRAMENTO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21545

Palavras-chave:

Redes sociais, Letramento, Português, Surdos

Resumo

As redes sociais têm destaque como plataformas de comunicação e interação social, por meio da participação dos indivíduos. Esse contexto inclui os surdos e este trabalho busca expor como os ícones presentes em aplicativos de redes sociais podem contribuir com o multiletramento de alunos surdos, além de possibilitarem o letramento da língua portuguesa como segunda língua. O objetivo é analisar quais são os recursos visuais utilizados para a interação e refletir em como podem colaborar para a educação bilíngue, no contexto de interação entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português. O embasamento teórico adotado para a fundamentação do trabalho é composto por estudos realizados por Soares (2009), Kleiman (2005), Rojo (2016), Bakhtin (2016) e Santaella (2006). A metodologia empregada é a da abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória, e investigamos a relação entre as redes sociais na comunidade surda e como o português se insere nessa perspectiva, pela coleta e análise de ícones presentes no Instagram, TikTok e Youtube, por meio da análise dessas conexões. Os resultados demonstram que as redes fazem um uso criterioso dos recursos visuais provocando maior familiaridade em seus usuários.

Biografia do Autor

Jasmin Caroline de Lima, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação (PPGLL) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG); Goiânia-GO; e-mail: jasminlima@discente.ufg.br.

Eliane Marquez da Fonseca Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística. Professora do Programa de Pós- de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (PPGLL) da Universidade Federal de Goiás (UFG); Goiânia-GO; e-mail: eliane@ufg.br.

Edna Silva Faria , Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG); Goiânia-GO; e-mail: edna_faria@ufg.br.

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Publicado

2025-06-14

Como Citar

LIMA, Jasmin Caroline de; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca; FARIA , Edna Silva. O USO DOS ÍCONES EM REDES SOCIAIS NO LETRAMENTO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. Acta Semiotica et Linguistica, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 216–238, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21545. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21545. Acesso em: 5 dez. 2025.