O USO DOS ÍCONES EM REDES SOCIAIS NO LETRAMENTO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

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DOI :

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21545

Mots-clés :

Redes sociais, Letramento, Português, Surdos

Résumé

As redes sociais têm destaque como plataformas de comunicação e interação social, por meio da participação dos indivíduos. Esse contexto inclui os surdos e este trabalho busca expor como os ícones presentes em aplicativos de redes sociais podem contribuir com o multiletramento de alunos surdos, além de possibilitarem o letramento da língua portuguesa como segunda língua. O objetivo é analisar quais são os recursos visuais utilizados para a interação e refletir em como podem colaborar para a educação bilíngue, no contexto de interação entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o Português. O embasamento teórico adotado para a fundamentação do trabalho é composto por estudos realizados por Soares (2009), Kleiman (2005), Rojo (2016), Bakhtin (2016) e Santaella (2006). A metodologia empregada é a da abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória, e investigamos a relação entre as redes sociais na comunidade surda e como o português se insere nessa perspectiva, pela coleta e análise de ícones presentes no Instagram, TikTok e Youtube, por meio da análise dessas conexões. Os resultados demonstram que as redes fazem um uso criterioso dos recursos visuais provocando maior familiaridade em seus usuários.

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Jasmin Caroline de Lima, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação (PPGLL) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG); Goiânia-GO; e-mail: jasminlima@discente.ufg.br.

Eliane Marquez da Fonseca Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística. Professora do Programa de Pós- de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (PPGLL) da Universidade Federal de Goiás (UFG); Goiânia-GO; e-mail: eliane@ufg.br.

Edna Silva Faria , Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG); Goiânia-GO; e-mail: edna_faria@ufg.br.

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Publié-e

2025-06-14

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LIMA, Jasmin Caroline de; FERNANDES, Eliane Marquez da Fonseca; FARIA , Edna Silva. O USO DOS ÍCONES EM REDES SOCIAIS NO LETRAMENTO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS. Acta Semiotica et Linguistica, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 216–238, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32i1.21545. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21545. Acesso em: 5 déc. 2025.