O CANDIDATO E A CIDADE

AS ESPECIFICIDADES DE UM PREDICADO GENTÍLICO NA CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21472

Keywords:

ethos, discurso, eleições, gentílico

Abstract

No presente artigo, propomos contribuir para a reflexão teórica em torno da noção de ethos discursivo; mais especificamente, partimos do estabelecimento de três dimensões do ethos­ – categorial, experiencial e ideológica –, em conformidade com a teorização de Dominique Maingueneau (2018; 2020), e adicionamos um possível desdobramento à discussão sobre a constituição da imagem de enunciador: uma subdimensão gentílica, abarcada pela dimensão categorial. Além de argumentarmos em favor da pertinência dessa proposição a partir de uma revisão teórica, apresentamos uma análise acerca de elementos presentes na produção do ethos de candidatos à prefeitura da cidade de Porto Velho – RO no ano de 2016, considerando, sobretudo, a participação desses políticos em debates televisionados.

Author Biographies

Lucas Martins Gama Khalil, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Docente do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e atua no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGML/UNIR) dessa instituição. É mestre e doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, em 2022, cursou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), sob a supervisão da Profª. Drª. Fátima Cristina da Costa Pessoa. Atualmente, é um dos líderes do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Análise do Discurso e Ethos (NEADE).

Fátima Cristina da Costa Pessoa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Docente da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA) dessa instituição. É mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o grupo de pesquisa CNPq Atelier: linguagem e trabalho, o Bureau da Sociedade Internacional de Ergologia (SIE) e a Comissão de Políticas Públicas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

References

AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.

ARISTÓTELES. Retórica. São Paulo: Rideel, 2007.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Anna Rachel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015, p. 11-29.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013, p. 69-92.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 1997, p. 45-52.

MAINGUENEAU, Dominique. Retorno crítico à noção de ethos. Letras de Hoje, v. 53, n. 3, 2018, p. 321-330.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Variações sobre o ethos. São Paulo, Parábola, 2020.

MENDES, Maria das Dores. A construção identitária regional pelas topografias discursivas das canções do “Pessoal do Ceará”. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

MOTA, Ilka de Oliveira; GINACH, Erich Lie. “Aqui em Rondônia é assim”: representações imaginárias em memes cômicos sobre os rondonienses. Revista Rua, n. 23, v. 2, 2017, p. 203-220.

PORTO VELHO. Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho-RO. Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. Porto Velho, 2018.

Published

2025-05-17

How to Cite

KHALIL, Lucas Martins Gama; PESSOA, Fátima Cristina da Costa. O CANDIDATO E A CIDADE: AS ESPECIFICIDADES DE UM PREDICADO GENTÍLICO NA CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO. Acta Semiotica et Linguistica, [S. l.], v. 32, n. Especial, p. 41–66, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21472. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21472. Acesso em: 5 dec. 2025.

Most read articles by the same author(s)