O SUPORTE NOTADO
UM ENSAIO DE CLASSIFICAÇÃO PARA OS SUPORTES DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.20873/asel.v33i2.22036Palavras-chave:
objeto, semiótica tensiva, escrita, livro, telaResumo
O presente estudo busca apresentar uma nomenclatura para a classificação dos suportes da escrita que se baseie em aspectos próprios às substâncias da expressão que são utilizadas para viabilizar o seu funcionamento. Focando em uma análise comparativa entre os livros e as telas, ao tratarmos das substâncias que compõem a forma visual de suas escritas, distinguimo-los com base em um critério de materialidade, atribuindo a escrita nos livros à substância material dos pigmentos, e a nas telas, à substância imaterial da luminosidade. Tratando desta diferença no nível de pertinência que opõe livros e telas enquanto objetos (Fontanille, 2008b, p. 21), nossa hipótese aponta para a perspectiva de que possamos descrevê-la como fundadora de uma relação paradigmática, de modo a introduzir uma nomenclatura categorial para estes suportes que se reporte à tensão entre o aspecto duradouro e efêmero que constitui a physis de tais substâncias comentadas. Deste modo, propomos o uso dos termos suporte aberto e fechado para distingui-los, enfatizando a capacidade das telas de permanecer (como suporte) a novas cargas textuais enunciadas, em contraste com os livros, que precisam ser substituídos junto ao texto terminado. À tela como suporte aberto a novas cargas textuais, atribuímos o valor da longevidade; enquanto ao livro, fechado, atribuímos o valor da brevidade (Zilberberg, 2011, p. 74). Com isto, então, buscamos estruturar uma abordagem propriamente semiótica a estes objetos, destacando como as substâncias da expressão que mobilizam são capazes de adquirir pertinência semiótica e desencadear dinâmicas que estruturam modos distintos de leitura e produção da escrita.
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