O CANDIDATO E A CIDADE

AS ESPECIFICIDADES DE UM PREDICADO GENTÍLICO NA CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21472

Palavras-chave:

ethos, discurso, eleições, gentílico

Resumo

No presente artigo, propomos contribuir para a reflexão teórica em torno da noção de ethos discursivo; mais especificamente, partimos do estabelecimento de três dimensões do ethos­ – categorial, experiencial e ideológica –, em conformidade com a teorização de Dominique Maingueneau (2018; 2020), e adicionamos um possível desdobramento à discussão sobre a constituição da imagem de enunciador: uma subdimensão gentílica, abarcada pela dimensão categorial. Além de argumentarmos em favor da pertinência dessa proposição a partir de uma revisão teórica, apresentamos uma análise acerca de elementos presentes na produção do ethos de candidatos à prefeitura da cidade de Porto Velho – RO no ano de 2016, considerando, sobretudo, a participação desses políticos em debates televisionados.

Biografia do Autor

Lucas Martins Gama Khalil, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Docente do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e atua no Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGML/UNIR) dessa instituição. É mestre e doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, em 2022, cursou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), sob a supervisão da Profª. Drª. Fátima Cristina da Costa Pessoa. Atualmente, é um dos líderes do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Análise do Discurso e Ethos (NEADE).

Fátima Cristina da Costa Pessoa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Docente da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA) dessa instituição. É mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o grupo de pesquisa CNPq Atelier: linguagem e trabalho, o Bureau da Sociedade Internacional de Ergologia (SIE) e a Comissão de Políticas Públicas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Referências

AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018.

ARISTÓTELES. Retórica. São Paulo: Rideel, 2007.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, Anna Rachel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015, p. 11-29.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013, p. 69-92.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 1997, p. 45-52.

MAINGUENEAU, Dominique. Retorno crítico à noção de ethos. Letras de Hoje, v. 53, n. 3, 2018, p. 321-330.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Variações sobre o ethos. São Paulo, Parábola, 2020.

MENDES, Maria das Dores. A construção identitária regional pelas topografias discursivas das canções do “Pessoal do Ceará”. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.

MOTA, Ilka de Oliveira; GINACH, Erich Lie. “Aqui em Rondônia é assim”: representações imaginárias em memes cômicos sobre os rondonienses. Revista Rua, n. 23, v. 2, 2017, p. 203-220.

PORTO VELHO. Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho-RO. Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. Porto Velho, 2018.

Downloads

Publicado

2025-05-17

Como Citar

KHALIL, Lucas Martins Gama; PESSOA, Fátima Cristina da Costa. O CANDIDATO E A CIDADE: AS ESPECIFICIDADES DE UM PREDICADO GENTÍLICO NA CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO. Acta Semiotica et Linguistica, [S. l.], v. 32, n. Especial, p. 41–66, 2025. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v32iEspecial.21472. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/21472. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)