RECEITAS MÉDICAS ILUSTRADAS

ENTRE O VERBAL E O NÃO-VERBAL

Autores

  • Diego Henrique Pereira Universidade do Vale do Sapucaí - Univás
  • Ana Lívia Silva Moreira Universidade do Vale do Sapucaí - Univás
  • Débora da Silva Siqueira Universidade do Vale do Sapucaí - Univás

DOI:

https://doi.org/10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20561

Palavras-chave:

Receitas ilustradas; Comunicação Verbal; Comunicação Não-verbal; Analfabetismo.

Resumo

A linguagem é fundamental para a comunicação humana e social, sendo crucial no contexto da saúde, onde a clareza entre profissionais e pacientes é essencial. No Brasil, mais de 11 milhões de pessoas enfrentam dificuldades de entendimento, especialmente os idosos analfabetos, o que evidencia a necessidade de estratégias comunicativas eficazes. Este trabalho visa analisar as interações comunicativas na saúde, focando nos desafios da compreensão de receitas médicas e na eficácia da comunicação verbal e não-verbal, investigando o papel dos pictogramas para melhorar a adesão ao tratamento. A revisão da literatura foi sistemática, envolvendo pesquisa em bases de dados acadêmicas, com foco em como barreiras de letramento afetam a comunicação em saúde. O levantamento de dados incluiu tópicos sobre comunicação, semiótica e acesso à informação em saúde. O analfabetismo entre idosos no Brasil chega a 16%, impactando a adesão ao tratamento e a segurança do paciente. A complexidade dos regimes de medicação e falhas de comunicação exacerba esses desafios. Pictogramas surgem como uma solução viável, facilitando a compreensão, mas sua eficácia depende de um design culturalmente sensível. É urgente adotar estratégias de comunicação inclusivas para atender às necessidades dos idosos analfabetos, promovendo um cuidado em saúde mais equitativo. Futuras pesquisas devem focar na otimização dessas abordagens para melhorar o acesso à informação em saúde.

Biografia do Autor

Diego Henrique Pereira, Universidade do Vale do Sapucaí - Univás

Pós-doutor em Educação. Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem, na linha de Análise de Discurso. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sa´pucaí. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos LEduDi - Educação, Linguagem e suas discursividades. 

Ana Lívia Silva Moreira , Universidade do Vale do Sapucaí - Univás

Discente do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí 

Débora da Silva Siqueira , Universidade do Vale do Sapucaí - Univás

Discente do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí 

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Publicado

2024-11-09

Como Citar

PEREIRA, Diego Henrique; SILVA MOREIRA , Ana Lívia; DA SILVA SIQUEIRA , Débora. RECEITAS MÉDICAS ILUSTRADAS: ENTRE O VERBAL E O NÃO-VERBAL. ACTA SEMIÓTICA ET LINGVISTICA, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 353–377, 2024. DOI: 10.20873/actasemiticaetlingvistica.v31i2.20561. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/actas/article/view/20561. Acesso em: 22 dez. 2024.