O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS AULAS DE QUÍMICA NA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17860

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Estratégias de Ensino, Ensino de Química

Resumo

A Residência Pedagógica é um programa ofertado pela CAPES, que faz parte de uma política pública que visa o incentivo e a valorização na formação de professores. O programa apresenta o objetivo de aperfeiçoar a formação dos discentes dos cursos de licenciatura, exercitando ativamente a relação entre a teoria e prática profissional docente. Por meio de uma metodologia qualitativa de pesquisa, do tipo estudo de caso, aplicou-se um questionário para os professores preceptores participantes da Residência Pedagógica, a fim de saber como o Estado e as escolas ofereceram treinamentos e suportes para as aulas online, durante a pandemia, bem como investigar como ocorreram as aulas remotas de Química. Notou-se que o Estado e as escolas não ofereceram suporte e treinamento adequado aos professores e alunos durante as aulas remotas, e as aulas de Química tinham poucas variações metodológicas. E nesse sentido, residentes do curso de Licenciatura em Química propuseram atividades com estratégias de ensino variadas, como experimentos e atividades lúdicas, para serem utilizados durante as aulas online, auxiliando os professores no complexo processo de regência durante a pandemia.

Biografia do Autor

Renato Fernandes de Souza, Instituto Federal de Goiás (IFG), Luziânia, Goiás, Brasil.

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Luziânia. 

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Goiás (IFG), Luziânia, Goiás, Brasil.

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade de Brasília (2010), graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade de Brasília (2010), mestrado em Química pela Universidade de Brasília (2012) e doutorado em Química pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Experimentação no Ensino de Química, Atividades Lúdicas no Ensino de Química e Educação Química em Saúde.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

SOUZA, Renato Fernandes de; PIRES, Diego Arantes Teixeira. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E AS AULAS DE QUÍMICA NA PANDEMIA . Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23011, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17860. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/17860. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades