A UTILIZAÇÃO DE MEMES E MAPAS MENTAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.16761

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. memes. mapas mentais. Residência Pedagógica.

Resumo

A Pandemia fez com que ferramentas tecnológicas e técnicas de ensino diferenciadas fossem introduzidas na educação. O relato de experiência apresentado tem como objetivo relatar uma atividade desenvolvida no Programa de Residência Pedagógica (núcleo Biologia e Ciências da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA). A atividade foi desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola de São Gabriel/RS e contou com a utilização de memes e mapas mentais. A prática ocorreu com base nos Três Momentos Pedagógicos, por meio da plataforma Google meet. Como resultado, foi possível obter indicadores interessantes, nos quais os memes tornaram o aprendizado com mais significado e os mapas mentais configuraram-se como uma ferramenta potente para a organização das ideias e conceitos aprendidos em aula.

Biografia do Autor

Dianifer Stefane Rocha Marques , Escola de Ensino Médio ENSIDUC

Bióloga pós graduada em Neuropsicopedagogia, atualmente trabalho como professora regente da disciplina de Ciências da Escola de Ensino Médio ENSIDUC

Julio Cesar Bresolin Marinho , Universidade Federal do Pampa - São Gabriel, BR

 Professor do Magistério Superior (Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura)

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

ROSA PIRES, Fabiele; ROCHA MARQUES , Dianifer Stefane; BRESOLIN MARINHO, Julio Cesar. A UTILIZAÇÃO DE MEMES E MAPAS MENTAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23006 , 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.16761. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/16761. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência