Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-27. Leia a versão mais recente.

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA

Uma estratégia interdisciplinar de aprendizagem alternativa adotada pelo Programa de Residência Pedagógica para o módulo de Genética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.14022

Palavras-chave:

Mapas Conceituais; Interdisciplinaridade; Residência Pedagógica.

Resumo

Os mapas conceituais foram desenvolvidos para promover a aprendizagem significativa (AUSUBEL et. al, 1989) e podem ser considerados recursos esquemáticos para representar um conjunto de significados e conceitos incluídos em uma estrutura de proposições para elaboração de uma teia relacional (ANASTASIOU; ALVES, 2007). Tendo os mapas conceituais como estratégia alternativa de ensino de biologia no contexto da genética o objetivo deste trabalho é apresentar as experiências vivenciadas pelo Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) no Módulo de Genética no núcleo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA) com a turma 721 do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática. As atividades foram realizadas por meio de grupos de trabalhos colaborativos e individualmente, a fim de promover a integração social e a aprendizagem ativa centrada no estudante (MICHAEL, 2006; MASCOLO, 2009). Utilizamos também ferramentas tecnológicas de aprendizagem e metodologias alternativas para o ensino de genética e obtivemos dos estudantes resultados extremamente satisfatórios em termos de comprometimento, cumplicidade e interdisciplinaridade do saber fazer pedagógico.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-27

Versões

Como Citar

DOURADO BARBOSA, Kairo; OLIVEIRA PEREIRA, Lean; PIMENTEL JÚNIOR, Clívio. O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE BIOLOGIA: Uma estratégia interdisciplinar de aprendizagem alternativa adotada pelo Programa de Residência Pedagógica para o módulo de Genética. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 18–25, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i1.14022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/14022. Acesso em: 29 abr. 2024.