Percepção do discente no processo formativo do curso de Licenciatura em Química EaD diante das limitações impostas pela pandemia do Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v10n2.deusdaraPalavras-chave:
educação a distância, ensino mediado por tecnologias, formação de professores, pandemia de COVID-19, AmazôniaResumo
A formalização de métodos educacionais representa a tentativa da humanidade de tornar comum o compartilhamento de saberes nas diversas práticas do aprender. No que diz respeito ao compartilhamento de saberes não existem modelos totalmente certos ou errados, cabendo a educandos e educadores o ajuste no modelo considerado viável para o contexto e o tempo em que o processo de aprendizagem está inserido. Além disso, diversos modelos podem complementarem-se maximizando o potencial de cada um ou mitigando fragilidades que possam existir. Nesse sentido, a necessidade de distanciamento físico e isolamento social impostas pela pandemia de covid-19 aceleraram a popularização da educação em diversas instituições ao longo de todo o planeta. Desse modo, faz-se necessário avaliar os diversos aspectos que compõe o uso dessas ferramentas como ajustes educacionais durante o período pandêmico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico através do relato da experiência dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química EaD da Universidade Federal do Tocantins durante a pandemia do Covid-19 no triênio 2020, 2021 e 2022. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa básica descritiva de abordagem quantitativa, com a coleta de dados a partir da aplicação um questionário on-line aos alunos do Curso de Licenciatura em Química, na modalidade de Educação a Distância. Foram constatados benefícios da modalidade de Educação a Distância superiores aos cursos de modalidade presenciais durante o período pandêmico, devido a disponibilidade do uso de plataformas e tecnologias já estabelecidas ao longo de todo o percurso da EaD.
Referências
Adam TB, Matljak M. Experiences in distance education and pratical use of ICT during the Covid-19 epidemic of Slove-nian primary school music teachers wich different profes-siona, experience. Social Sciences & Humanities Open, v.5, p.1-9, 2022. https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2021.100246
Aires L. E-Learning, Educação Online e Educação Aberta: Contributos para uma re- flexão teórica. Revista Iberoa-mericana de Educación a Distância, v.19, n.1, p.253-269, 2016. http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.1.14356
Azevedo EDM. Análise do Perfil dos Alunos Ingressantes de um Curso de Licenciatura em Química Semipresencial de um Polo do Sistema UAB: Um Guia Acerca das Publica-ções sobre o Tema em Questão. EaD em Foco, v.10, n.2, p.1-12, 2020.https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1141
Barros LS, Mesquita AS, Arruda FM, Gurgel ERM, Bezerra F, Alencar DZF, Albuquerque LG, Lima GB, Araújo AVA, Santos FWRD. Pandemia e produtividade: desenvolvimento de curso EaD em Hematologia. Hematologia Transfusão e Terapia Capilar, v.42, p.494, 2020. https://doi:10.1016/j.htct.2020.10.833
Bilestka IO, Paladiera AF, Avchinnikova HD, Kazak YY. The use of modern Technologies by foreign language teachers: developing digital skills. Linguistics and Culture Review. v.5, n.2, p.16-27, 2021. https://doi.org/10.21744/lingcure.v5nS2.1327
Brandão CR. O que é educação popular. São Paulo. Brasilien-se, 58p. 2017,
Cariilo C, Flores MA. Covid-19 and a teacher education: A literature review of on line and learning practies. European Journal of Teacher Education, v.43, n.4, p.466-487, 2020. https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1821184
Dong Y, Shao B, Lou N, Wu X. Status and development of on line education platforms in the post-epidemic era. Interna-tional Conference on Identification, Information and Knowledge in the internet of things, 2021. Procedia comput-ers Science, v.202, p.55-60, 2022. https://doi.org/10.1016/j.procs.2022.04.008
Dudar VL, Reznyk VV, Kotsur VV, Pechenizka SS, Kovtum OA. Use of modern Technologies and didital tools in the contexto of distance and mixed learning. Linguistics and Culture Review, v.5, n.2, p.733-750, 2021. https://doi.org/10.21744/lingcure.v5nS2.1416
Fuegen S. The impacto of mobile tecnologies In distance educacion. Tech Trends, v.56, p.49-53, 2012. https://doi.org/10.1007/s11528-012-0614-0
Haleen A, Javaid M, Qadri MA, Sunan R. Understanding the role of digital education a review. Sustainable Operation and Computers, v.3, p.275-285, 2022. https://doi.org/10.101016/j.susvc.202205
Han H, Lien D, Lien JW, Zeng J. On line or face-to-face? Competition among MOOC and regular education provid-ers. International Review of Economics & Finance, v.80, p.857-881, 2022. https://doi.org/10.1016/j.iref.2022.02.061
Kim SH, Holmes K, Mims C. Opening a dialogue on the new technologies in education. Tec Trends, v.49, n.3, p.1-11, 2005. https://doi.org/10.1007/BF02763647
Lambrecht EO, Zara RA. Impacto da ampliação das Vagas no Ensino Superior sobre a Formação de Professores de Física e Química para a Educação Básica. Ens. Tecnol. R., Londri-na, v.1, n.2, p.158-169, 2017. https://doi.org/10.3895/etr.v1n2.7374
Michigan D (2020) How on line learning will chance the education system post Covid 19. Entrepreneur India, https://www.entrepreneur.com/article/351137. Acessado em Janeiro de 2022.
De Oliveira WP; Bittencourt WJM. A evasão na EaD: Uma análise sobre os dados e relatórios, ano base 2017, apresen-tados pelo Inep, UAB e Abed. Revista Educação Pública, v.20, n.3, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/3/a-evasao-na-ead-uma-analise-sobre-os-dados-e-relatorios-ano-base-2017-apresentados-pelo-inep-uab-e-abed. Acessado em fe-vereiro de 2022.
Rabelo RP, Cavenaghi SM. Indicadores educacionais para formação de docentes: uso de dados longitudinais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v.27, n.66, p.816-850, 2016. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4084
Santos SDF, Mccoy CSO, Silva RM. Sistema Universidade Aberta do Brasil: uma análise sobre sua importância para o ensino superior em cidades do interior. Facit Business and Technology Journal, Araguaína, v.1, n.17, p.76-84, 2020.
Sloan K. E-learn: How the corona vírus has chaged education Forever. Cybint. 2020. https://www.cybintsolutions.com/e-learning-how-the-coronavirus-has-changed-education-forever/. Acessado em Janeiro de 2022.
Somekh B. Taking the sociological imagination to school: Na anlysis of information and communiation Technologies on education systems. Technology pedagogy and Education, v.13, n.2, p.163-179, 2004. https://doi.org/10.1080/14759390400200178
Souza SSDS, Carvalho AMR, Aragon GT. Ensino Superior a Distância: o alcance da oferta no Rio de Janeiro. Revista acadêmica MAGISTRO, v.2, n.16, 2017.
Tonini A. Percepção discente sobre a Licenciatura em Matemá-tica na modalidade a distância. REVEMAT: Revista Eletrô-nica de matemática, v.8, n.2, p.162-176, 2013. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p162
Zhang Y, Zhao G, Zhou B. Does learning longer imporove student achievement? Evidence from on line education of graduating students in a high school during Covid-19 peri-od. China Economic Review, v.70, p.1-20, 2021. https://doi.org/10.1016/j.chieco.2021.101691
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tullio Teixeira Deusdará, Rosana Augusta de Oliveira Daronch, Marysa de Kássia Guedes Soares Vital, Guilherme Oliveira da Silva, Ricardo Souza de Brito, Rita de Cássia Batista Silva Turíbio, Marcos Giongo, Juliana Barilli, Marcos Paulo Barboza Reis, Damiana Beatriz da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).