Algumas aplicações da Inteligência Artificial em Biotecnologia
DOI:
https://doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v5n1.strapassonPalavras-chave:
Redes Neurais Artificiais, Lógica difusa, Perceptrons, Aplicações de redes neuraisResumo
O presente trabalho é uma revisão sobre redes neurais. Inicialmente apresenta uma breve introdução a redes neurais, lógica difusa, um breve histórico, e aplicações de Redes Neurais em Biotecnologia. As subáreas escolhidas para aplicação das redes neurais são, Otimização da Fermentação no Estado-Sólido, Sequenciamento de DNA, Análise Molecular Sequencial, Relação Quantitativa Strutura-Atividade, Sensores inteligentes, Interpretação de espectros, Mineração de Dados, sendo que cada um usa um tipo especial de rede neural, tais como feed forward, recorrente, siamesa, art, entre outros. Aplicações de Redes Neurais em interpretação de espectros e Relação Quantitativa Estrutura-Atividade, como uma aplicação direta à química e consequentemente também para a Bioquímica e Biotecnologia. Os sensores Inteligentes são um exemplo especial de aplicação em Biotecnologia. É um método de medir variáveis que normalmente não podem ser medidas de forma direta. Fermentações no Estado-sólido foram otimizadas e, apresentaram como resultado um forte aumento do rendimento na produção final.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 - Journal of Biotechnology and Biodiversity
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0 no link http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (disponibilizado em O Efeito do Acesso Livre no link http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).