Sarmento-Brum, R. B. C., et al.
106
J. Biotec. Biodivers. v. 5, N.2: pp. 101-109 May 2014
sintoma. As doses de 4% dos óleos de citronela e hortelã-pimenta ocasionaram murcha e ressecamento nas plantas de arroz. O óleo de capim-limão, na mesma concentração, também apresentou alta fitotoxicidade (87,5%) (Tabela 3). Perini et al. (2011) observaram que doses de 2, 6 e 8% do óleo essencial de citronela foram altamente tóxicas para plantas de arroz.
A fitotoxicidade, expressa pelo amarelecimento das plantas de arroz, observada nesse experimento, pode ser explicada pela interferência dos compostos majoritários, dos óleos avaliados, no conteúdo de clorofila e na integridade das membranas. Kaur et al. (2010) avaliaram o efeito fitotóxico do óleo essencial da Artemisia scoparia Maxim. e observaram que as concentrações de 2, 4 e 6% do óleo causaram clorose, necrose e murcha nas plantas Echinochloa crusgalli (L.) P. Beauv. e Parthenium hysterophorus L. Segundo esses autores, a clorose ocorreu devido à perda do conteúdo de clorofila, e o murchamento foi provocado pelo vazamento excessivo de eletrólitos devido ao
rompimento da integridade da membrana celular. Singh et al. (2005) também observaram murcha e ressecamento de Parthenium hysterophorus quando submetida a 50 µL mL do óleo de Eucalyptus citriodora Hook. Batish et al. (2004) avaliaram a fitotoxicidade do óleo de eucalipto e observaram que as plantas Cassia occidentalis L. e Echinochloa crusgalli foram drasticamente afetadas pelo óleo. Clay, Dixon, Willoughby (2005) observaram fitotoxicidade do óleo de citronela sobre as plantas Ranunculus repens L., Rubus obtusifolius Willd., Senecio jacobaea L. e Urtica dioica L. A Figura 1 apresenta plântulas de melancia, feijão-carioca e arroz sem sintomas de fitotoxicidade (A, B e C, respectivamente) e os principais sintomas de toxicidade do óleo de capim-limão a 4% sobre essas plantas. Necrose na área foliar foi o principal sintoma observado nas plantas de melancia e de feijão- carioca (Figura 1D e 1E). Para o arroz, destaca-se a clorose, murcha e ressecamento da planta (Figura 1F).
Figura 1. Fitotoxicidade do óleo essencial de capim-limão a 4% sobre plântulas (18 dias após a semeadura) de melancia, feijão-carioca e arroz. A, B e C: melancia, feijão e arroz, respectivamente, sem fitotoxicidade; D e E: necroses foliares em melancia e feijão-carioca, respectivamente; F: plântulas de arroz com clorose, murcha e ressecamento. Fonte: Autores.