ENTRE OS SABERES E O SABER-FAZER TEATRO: a experiência do brincar com o fazer teatral como possibilidade de (re)significar e (re)encantar o espaço escolar – para além do espetáculo
Resumo
Este artigo tem como objetivo expor uma experiência sistematizada a partir dos “saberes e saber-fazer” teatro no contexto escolar. Nessa exposição, poeticamente reencantada, de cunho etnográfico, busca-se refletir tanto o papel do artista-pesquisador, professor de teatro na escola, como mediador para esse fazer teatral enquanto um exercício de aprendizagem, quanto expor ainda as resistências, as rupturas, as representações e a precariedade do espaço físico para a sua contemplação enquanto um processo de trabalho que de fato possa contemplar o fazer, o experimentar e o refletir com o teatro. Trata-se, portanto, de possibilitar nessa prática artístico-pedagógica a resignificação e reencantamento do espaço escolar diante das inúmeras dificuldades que as escolas vêm enfrentando na contemporaneidade, incluindo aí as condições para o ensino de artes, particularmente, o teatro na escola.