DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA AO ENSINO DE TEATRO: contribuição para crítica à cultura escolar
Resumo
Qual o papel do teatro na educação básica? O artigo trata de examinar a questão, com base nos debates sobre as tendências pedagógicas e as dimensões contemporâneas da sociedade. A partir dos referenciais da teoria crítica, do exercício da pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação em artes cênicas, o trabalho propõe uma reflexão sobre os problemas e os desafios do ensino de teatro no Brasil e as implicações na cultura escolar. Como legitimar um campo do saber artístico e seus atores numa sociedade em que predomina o consumismo? Como criar jogos teatrais na escola, no contexto da modernidade líquida, de normas flexíveis e valores flutuantes, analisada por Z. Bauman (2008)? O eclipse da política, na realidade, transfere para a educação a responsabilidade de se contrapor a uma existência consumista, na qual o papel da arte é somente reproduzir as relações sociais. Como propor experiências em arte que abram possibilidades de interferências transformadoras na cultura? Eis a tarefa para educadores de teatro, comprometidos em não dissociar a teoria da prática social.