DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA AO ENSINO DE TEATRO: contribuição para crítica à cultura escolar

Autores

  • João Pedro Alcantara Gil Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Qual o papel do teatro na educação básica? O artigo trata de examinar a questão, com base nos debates sobre as tendências pedagógicas e as dimensões contemporâneas da sociedade. A partir dos referenciais da teoria crítica, do exercício da pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação em artes cênicas, o trabalho propõe uma reflexão sobre os problemas e os desafios do ensino de teatro no Brasil e as implicações na cultura escolar. Como legitimar um campo do saber artístico e seus atores numa sociedade em que predomina o consumismo? Como criar jogos teatrais na escola, no contexto da modernidade líquida, de normas flexíveis e valores flutuantes, analisada por Z. Bauman (2008)? O eclipse da política, na realidade, transfere para a educação a responsabilidade de se contrapor a uma existência consumista, na qual o papel da arte é somente reproduzir as relações sociais. Como propor experiências em arte que abram possibilidades de interferências transformadoras na cultura? Eis a tarefa para educadores de teatro, comprometidos em não dissociar a teoria da prática social.

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Como Citar

Gil, J. P. A. (2014). DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA AO ENSINO DE TEATRO: contribuição para crítica à cultura escolar. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/668