Uma PEDAGOGIA TEATRAL TRANSCULTURAL COM MÁSCARAS

experiências na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq

Autores

  • Érico José Souza de Oliveira UFBA

Resumo

Este artigo visa apresentar de forma atualizada a pedagogia teatral concernente à Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, através de minhas experiências como participante do curso de introdução à pedagogia lecoquiana, realizado na referida escola entre os anos de 2015 e 2016, além de refletir sobre pontos nodais de sua metodologia de ensino teatral, através de práticas como a atuação com máscaras e a importância da improvisação e do “auto-curso”, como formas de desenvolvimento da autonomia dos estudantes, em diálogo com autores como Guy Freixe, Paola Rizza e o próprio Jacques Lecoq. Por se tratar de uma escola aberta a diversas nacionalidades, a noção de transculturalidade, do autor cubano Fernando Ortiz, será vinculada aos aportes metodológicos de tal pedagogia teatral.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Oliveira, Érico J. S. de. (2017). Uma PEDAGOGIA TEATRAL TRANSCULTURAL COM MÁSCARAS: experiências na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 4(2), 51–58. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/3086

Edição

Seção

Dossiê - Entrecruzamento de Linguagens no Ensino de Teatro