DEZ(S) AMORES: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE DANÇA-TEATRO

Reflexões sobre um processo artístico-pedadógico na formação de artistas docentes

Autores

  • Neila Baldi UESB

Resumo

O presente texto discute o processo de criação do espetáculo de dança-teatro Dez(s) Amores, realizado dentro do componente curricular Estágio de Criação em Dança II: Dança e contemporaneidade, do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O processo artístico-pedagógico desenvolvido ao longo de um semestre partiu do pressuposto de que o propósito do curso é a formação de artistas-pesquisadores-docentes e que momentos como a construção de uma obra artística permitem que estes três vértices possam ser vivenciados. A partir do acaso de Merce Cunningham, da dança-teatro de Pina Bausch e da quebra da quarta parede proposta por Bertold Brecht, os procedimentos metodológicos que permitiram um entrecruzamento de linguagens favoreceram a construção de conhecimento sobre dança-teatro.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Baldi, N. (2017). DEZ(S) AMORES: CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE DANÇA-TEATRO: Reflexões sobre um processo artístico-pedadógico na formação de artistas docentes. Teatro: Criação E Construção De Conhecimento, 4(2), 14–24. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/3082

Edição

Seção

Dossiê - Entrecruzamento de Linguagens no Ensino de Teatro